Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32975
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-6727-0713
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
An error occurred on the license name.
Título: O corpo humano e a educação em Biologia em alianças com produções artísticas: conexões, aberturas, tensões, movimentos e criações
Autor(es): Coss, Ingrid Carvalho
Primeiro orientador: Santos, Sandro Prado
Primeiro membro da banca: Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati
Segundo membro da banca: Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos
Resumo: O presente trabalho alinha-se com uma investigação que se ocupou dos territórios da Educação em Biologia em alianças com produções artísticas, na tentativa de produzir conexões, aberturas, tensões, movimentos e criações com o ensinoaprendizagem de Corpo Humano. O argumento desenvolvido é o de que o encontro com as produções artísticas pode movimentar o pensamento, emergir exercícios de uma educação em biologia menor e produzir sensações, expressões e problematizações que auxiliam a fazer rupturas e vibrações aos usos maiores que foram construídos no ensino de corpo humano, na Educação em Biologia e nos currículos. Com isso, objetivamos cartografar movimentos, forças e afetos intensivos e inventivos que irrompem nos encontros pesquisadorx-corpo humano-educação em biologia-produções artísticas. Aliançamos com a perspectiva cartográfica a fim de mapear os modos como as afecções podem promover invenções curriculares na Educação em Biologia a partir do agenciamento com as obras “Ondina” e “Curupira” do artista plástico Walmor Corrêa e “Sintonizando” e “Torso” do artista espanhol Fernando Vicente. O encontro com as produções acionou agenciamentos e mapas intensivos, expressando fissuras nas linhas de normalização e prescrições curriculares que assentam o corpo no discurso biológico, biomédico e demasiadamente humano, abrindo os possíveis para a expansão de usos menores que intensificam os desafios e as urgências de pensá-lo com atravessamentos filosóficos, inter-trans-disciplinares, biológicos, artísticos, criadores e inventivos.
Abstract: The present work is aligned with an investigation that dealt with the territories of Biology Education in alliance with artistic productions, in an attempt to produce connections, openings, tensions, movements and creations with the teaching-learning of the Human Body. The argument developed is that the encounter with artistic productions can move thinking, emerge exercises of a minor biology education, and produce sensations, expressions, and problematizations that help to make ruptures and vibrations to the major uses that have been built in the teaching of the human body, in Biology Education, and in the curricula. With this, we aim at mapping movements, forces and intensive and inventive affects that erupt in the encounters researcherx-human body-education in biology-artistic productions. We allied with the cartographic perspective in order to map the ways in which affections can promote curricular inventions in Biology Education from the agency with the works "Ondina" and "Curupira" by plastic artist Walmor Corrêa and "Sintonizando" and "Torso" by Spanish artist Fernando Vicente. The encounter with these productions triggered intensive agenciamentos and maps, expressing fissures in the normalization lines and curricular prescriptions that base the body in the biological, biomedical and overly human discourse, opening the possibilities for the expansion of minor uses that intensify the challenges and urgencies of thinking it with philosophical, inter-trans-disciplinary, biological, artistic, creative and inventive crossings.
Palavras-chave: Corpo humano
Human body
Educação em Biologia
Biology education
Produções artísticas
Artistic productions
Cartografias
Cartographies
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSS, Ingrid Carvalho. O corpo humano e a educação em Biologia em alianças com produções artísticas: conexões, aberturas, tensões, movimentos e criações. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32975
Data de defesa: 21-Out-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CorpoHumanoEducação.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.