Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32975
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCoss, Ingrid Carvalho-
dc.date.accessioned2021-10-26T19:10:38Z-
dc.date.available2021-10-26T19:10:38Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.citationCOSS, Ingrid Carvalho. O corpo humano e a educação em Biologia em alianças com produções artísticas: conexões, aberturas, tensões, movimentos e criações. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32975-
dc.description.abstractThe present work is aligned with an investigation that dealt with the territories of Biology Education in alliance with artistic productions, in an attempt to produce connections, openings, tensions, movements and creations with the teaching-learning of the Human Body. The argument developed is that the encounter with artistic productions can move thinking, emerge exercises of a minor biology education, and produce sensations, expressions, and problematizations that help to make ruptures and vibrations to the major uses that have been built in the teaching of the human body, in Biology Education, and in the curricula. With this, we aim at mapping movements, forces and intensive and inventive affects that erupt in the encounters researcherx-human body-education in biology-artistic productions. We allied with the cartographic perspective in order to map the ways in which affections can promote curricular inventions in Biology Education from the agency with the works "Ondina" and "Curupira" by plastic artist Walmor Corrêa and "Sintonizando" and "Torso" by Spanish artist Fernando Vicente. The encounter with these productions triggered intensive agenciamentos and maps, expressing fissures in the normalization lines and curricular prescriptions that base the body in the biological, biomedical and overly human discourse, opening the possibilities for the expansion of minor uses that intensify the challenges and urgencies of thinking it with philosophical, inter-trans-disciplinary, biological, artistic, creative and inventive crossings.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAn error occurred on the license name.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectHuman bodypt_BR
dc.subjectEducação em Biologiapt_BR
dc.subjectBiology educationpt_BR
dc.subjectProduções artísticaspt_BR
dc.subjectArtistic productionspt_BR
dc.subjectCartografiaspt_BR
dc.subjectCartographiespt_BR
dc.titleO corpo humano e a educação em Biologia em alianças com produções artísticas: conexões, aberturas, tensões, movimentos e criaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sandro Prado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1276426419124799pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Alessandra Pavolin Pissolati-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9855291810591078pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fernanda Fernandes dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295100230711899pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6749898881364823pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho alinha-se com uma investigação que se ocupou dos territórios da Educação em Biologia em alianças com produções artísticas, na tentativa de produzir conexões, aberturas, tensões, movimentos e criações com o ensinoaprendizagem de Corpo Humano. O argumento desenvolvido é o de que o encontro com as produções artísticas pode movimentar o pensamento, emergir exercícios de uma educação em biologia menor e produzir sensações, expressões e problematizações que auxiliam a fazer rupturas e vibrações aos usos maiores que foram construídos no ensino de corpo humano, na Educação em Biologia e nos currículos. Com isso, objetivamos cartografar movimentos, forças e afetos intensivos e inventivos que irrompem nos encontros pesquisadorx-corpo humano-educação em biologia-produções artísticas. Aliançamos com a perspectiva cartográfica a fim de mapear os modos como as afecções podem promover invenções curriculares na Educação em Biologia a partir do agenciamento com as obras “Ondina” e “Curupira” do artista plástico Walmor Corrêa e “Sintonizando” e “Torso” do artista espanhol Fernando Vicente. O encontro com as produções acionou agenciamentos e mapas intensivos, expressando fissuras nas linhas de normalização e prescrições curriculares que assentam o corpo no discurso biológico, biomédico e demasiadamente humano, abrindo os possíveis para a expansão de usos menores que intensificam os desafios e as urgências de pensá-lo com atravessamentos filosóficos, inter-trans-disciplinares, biológicos, artísticos, criadores e inventivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration33pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode102118048-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CorpoHumanoEducação.pdf1.04 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.