Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32969
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-0168-7970
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2023-12-18
Título: Avaliação do efeito do extrato bruto e da fração acetato de etila da casca do fruto da Annona crassiflora Mart. na oxidação e glicação da LDL in vitro
Autor(es): Fernandes, Nycollas Bruno Oliveira
Primeiro orientador: Botelho, Françoise Vasconcelos
Primeiro membro da banca: Justino , Allison Benatti
Segundo membro da banca: Caixeta , Douglas Carvalho
Resumo: A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica com os primeiros estágios envolvendo modificações oxidativas da lipoproteína de baixa densidade (LDL). Além disso, o diabetes relaciona-se com doença através da glicação da LDL. Tais modificações, oxidativas e glicativas, alteram a estrutura da lipopróteina tornando-a reconhecida por receptores scavengers, levando à formação das foam cells (células espumosas), marca da lesão aterosclerótica. Annona crassiflora Mart. é uma planta muito usada na medicina popular com diversas propriedades clínicas, dentre elas estão a proteção contra o estresse oxidativo, inflamação e glicação. O objetivo do nosso estudo foi avaliar o efeito do extrato bruto, da fração acetato de etila da casca dos frutos da Annona crassiflora Mart. e do flavonóide quercetina na oxidação e glicação da LDL in vitro. A LDL foi isolada do plasma com EDTA por ultracentrifugação através de criação de um gradiente de concentração com KBr. A sua oxidação foi monitorada através da formação de dienos conjugados a 234nm, produção das espécies reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), análise da fluorescência dos resíduos de triptofano e através das alterações estruturais por espectroscopia de infravermelho. Para os ensaios de glicação a LDL foi incubada com metilglioxal e diferentes concentrações do extrato bruto de da fração acetato de etila da Annona crassiflora Mart., quercetina. A intensidade da fluorescência, como medida dos produtos de glicação à LDL, foi analisada a 340nm de excitação e a 380nm de emissão e os resultados foram expressos em unidades de fluorescência. Os resultados mostraram que o extrato da casca do fruto e sua fração retardaram ou inibiram a oxidação da LDL induzida por íons Cu+2 in vitro. A Espectroscopia Infravermelha com Transformada de Fourier (FTIR) revelou que regiões específicas da Apolipoproteína B-100 que foram modificadas e os tratamentos reduziram tais alterações. Entretanto, o aumento dos níveis de produtos avançados de glicação observados na LDL glicada por metilglioxal não foram revertidos pelo extrato bruto e nem pela fração acetato de etila, somente pela quercetina. Considerando que os tratamentos com os extratos de Annona crassiflora Mart. retardaram ou inibiram a oxidação da LDL in vitro é interessante o estudo em modelos de aterogênese para avaliarmos os efeitos no desenvolvimento da lesão aterosclerótica.
Palavras-chave: LDL
Aterosclerose
Oxidação
Glicação
Annona crassiflora Mart
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA::BIOLOGIA MOLECULAR
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERNANDES, Nycollas Bruno Oliveira. Avaliação do efeito do extrato bruto e da fração acetato de etila da casca do fruto da Annona crassiflora Mart. na oxidação e glicação da LDL in vitro. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32969
Data de defesa: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:TCC - Biotecnologia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliaçãoEfeitoExtrato.pdf723.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.