Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32941
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Proposta de ensino de tabela periódica - uma abordagem alternativa a partir da História da Ciência
Título(s) alternativo(s): Periodic table teaching proposal - an alternative approach based on the History of Science
Autor(es): Espir, Iago Ferreira
Primeiro orientador: Marques, Deividi Marcio
Primeiro membro da banca: Luca, Anelise Grünfeld de
Segundo membro da banca: Silveira, Helder Eterno da
Resumo: A pesquisa apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para aulas de Química em turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública em Uberaba-MG sobre o conteúdo Tabela Periódica (TP) valendo-se de aspectos da sua história, elaborando um produto educacional possível de se reproduzir ou ser usado como auxílio por qualquer professor. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa que se propôs a uma reflexão sobre o chamado “ensino tradicional” da TP e, a partir disso, montar uma abordagem alternativa usando a História da Ciência (HC). A pesquisa se dividiu entre: buscar, mediante revisão bibliográfica, uma visão mais apurada da construção/ desenvolvimento da TP, bem como seu uso para descrever a Lei Periódica e estudar as Propriedades Periódicas; fazer, também mediante revisão bibliográfica, uma análise do uso da HC em aulas de Química; elaborar, a partir da compreensão da profundidade sobre a TP e da interface entre HC e Ensino de Química, uma proposta de SD para as aulas de TP com uma abordagem que utilize a HC. Com isso, apresenta-se uma abordagem mais profunda e contextualizada para as aulas de TP. Por conta do período de pandemia do SARS-CoV-2 desde março de 2020 as aulas em Minas Gerais ocorreram de forma remota, o que influenciou na execução da SD e no percentual de alunos que participaram de todas as atividades propostas; ainda assim, a SD pôde contribuir para 1) os alunos terem melhor compreensão dos conceitos trabalhados ao verem sua elaboração e transformação ao longo do tempo; 2) os alunos entenderem o fazer científico e; 3) os alunos terem uma visão mais humana dos cientistas, tendo-os como sujeitos que vivem em épocas e contextos próprios.
Abstract: The research presents a didactic sequence proposal (SD) for Chemistry classes in first year classes of High School of a public school in Uberaba-MG on the content Periodic Table (TP) using aspects of its history, elaborating an educational product that can be reproduced or used as an aid by any teacher. In this way, a research was carried out that proposed a reflection on the so-called “traditional teaching” of TP and, from that, mount an alternative approach using the History of Science (HC). The research was divided between: seeking, through bibliographic review, a more accurate view of the construction / development of TP, as well as its use as a tool to describe the Periodic Law and study the Periodic Properties; do, also through bibliographic review, an analysis of the use of HC in Chemistry classes; to elaborate, based on the understanding of the depth about TP and the interface between HC and Chemistry Teaching, a proposal for SD for TP classes with an approach that uses HC. With this, a deeper and more contextualized approach to TP classes is presented. Due to the SARS-CoV-2 pandemic period since March 2020, classes in Minas Gerais took place remotely, which influenced the execution of the SD and the percentage of students who participated in all the proposed activities; even so, SD was able to contribute to 1) students have a better understanding of the concepts worked on seeing their elaboration and transformation over time; 2) students understand scientific practice and; 3) students have a more human view of scientists, having them as subjects who live in their own times and contexts.
Palavras-chave: Ensino de Química
Tabela Periódica
História da Química
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Referência: ESPIR, Iago Ferreira. Proposta de Ensino de Tabela Periódica - Uma Abordagem Alternativa a Partir da História da Ciência. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.265
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.265
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32941
Data de defesa: 6-Abr-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaEnsinoTabela.pdfDissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática3.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.