Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEspir, Iago Ferreira-
dc.date.accessioned2021-10-25T14:51:19Z-
dc.date.available2021-10-25T14:51:19Z-
dc.date.issued2021-04-06-
dc.identifier.citationESPIR, Iago Ferreira. Proposta de Ensino de Tabela Periódica - Uma Abordagem Alternativa a Partir da História da Ciência. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.265pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32941-
dc.description.abstractThe research presents a didactic sequence proposal (SD) for Chemistry classes in first year classes of High School of a public school in Uberaba-MG on the content Periodic Table (TP) using aspects of its history, elaborating an educational product that can be reproduced or used as an aid by any teacher. In this way, a research was carried out that proposed a reflection on the so-called “traditional teaching” of TP and, from that, mount an alternative approach using the History of Science (HC). The research was divided between: seeking, through bibliographic review, a more accurate view of the construction / development of TP, as well as its use as a tool to describe the Periodic Law and study the Periodic Properties; do, also through bibliographic review, an analysis of the use of HC in Chemistry classes; to elaborate, based on the understanding of the depth about TP and the interface between HC and Chemistry Teaching, a proposal for SD for TP classes with an approach that uses HC. With this, a deeper and more contextualized approach to TP classes is presented. Due to the SARS-CoV-2 pandemic period since March 2020, classes in Minas Gerais took place remotely, which influenced the execution of the SD and the percentage of students who participated in all the proposed activities; even so, SD was able to contribute to 1) students have a better understanding of the concepts worked on seeing their elaboration and transformation over time; 2) students understand scientific practice and; 3) students have a more human view of scientists, having them as subjects who live in their own times and contexts.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectTabela Periódicapt_BR
dc.subjectHistória da Químicapt_BR
dc.titleProposta de ensino de tabela periódica - uma abordagem alternativa a partir da História da Ciênciapt_BR
dc.title.alternativePeriodic table teaching proposal - an alternative approach based on the History of Sciencept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Deividi Marcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3827393881546997pt_BR
dc.contributor.referee1Luca, Anelise Grünfeld de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9660221537454268pt_BR
dc.contributor.referee2Silveira, Helder Eterno da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9626994578221224pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4773172323559972pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresenta uma proposta de sequência didática (SD) para aulas de Química em turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública em Uberaba-MG sobre o conteúdo Tabela Periódica (TP) valendo-se de aspectos da sua história, elaborando um produto educacional possível de se reproduzir ou ser usado como auxílio por qualquer professor. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa que se propôs a uma reflexão sobre o chamado “ensino tradicional” da TP e, a partir disso, montar uma abordagem alternativa usando a História da Ciência (HC). A pesquisa se dividiu entre: buscar, mediante revisão bibliográfica, uma visão mais apurada da construção/ desenvolvimento da TP, bem como seu uso para descrever a Lei Periódica e estudar as Propriedades Periódicas; fazer, também mediante revisão bibliográfica, uma análise do uso da HC em aulas de Química; elaborar, a partir da compreensão da profundidade sobre a TP e da interface entre HC e Ensino de Química, uma proposta de SD para as aulas de TP com uma abordagem que utilize a HC. Com isso, apresenta-se uma abordagem mais profunda e contextualizada para as aulas de TP. Por conta do período de pandemia do SARS-CoV-2 desde março de 2020 as aulas em Minas Gerais ocorreram de forma remota, o que influenciou na execução da SD e no percentual de alunos que participaram de todas as atividades propostas; ainda assim, a SD pôde contribuir para 1) os alunos terem melhor compreensão dos conceitos trabalhados ao verem sua elaboração e transformação ao longo do tempo; 2) os alunos entenderem o fazer científico e; 3) os alunos terem uma visão mais humana dos cientistas, tendo-os como sujeitos que vivem em épocas e contextos próprios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration91pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.265pt_BR
dc.crossref.doibatchid49cb0c28-dc10-4f2d-91a7-331961969d48-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaEnsinoTabela.pdfDissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática3.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.