Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32933
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Estudo de aula de matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de matemática |
Título(s) alternativo(s): | Lesson study with educational robotics in the initial education of the mathematics teacher |
Autor(es): | Souza, Crhistiane da Fonseca |
Primeiro orientador: | Souza Junior, Arlindo José de |
Segundo orientador: | Ponte, João Pedro Mendes da |
Primeiro membro da banca: | Meyer, João Frederico da Costa Azevedo |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Hélia Margarida Aparício Pintão de |
Terceiro membro da banca: | Morelatti, Maria Raquel Miotto |
Quarto membro da banca: | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco |
Resumo: | Esta pesquisa surgiu do desenvolvimento de uma proposta de inovação pedagógica com robótica educacional e estudo de aula, na formação inicial de professores, de um Curso de Licenciatura em Matemática em uma universidade pública brasileira. O objetivo desta investigação foi o de compreender como o estudo de aula com robótica educacional contribuem na formação inicial de professores de Matemática no contexto do Estágio Supervisionado. Neste estudo apresentamos a seguinte questão de investigação: Como o estudo de aula com robótica educacional possibilitam a construção de conhecimento profissional nos futuros professores de Matemática durante o Estágio Supervisionado I? Na fundamentação teórica refletimos sobre o desenvolvimento profissional docente, o conhecimento profissional dos professores de Matemática, o estudo de aula incluindo a formação inicial de professores, robótica educacional e seu potencial, e apresentamos uma revisão de literatura do tipo estado da arte, sobre teses e dissertações brasileiras realizadas no período de 2002 a 2020, envolvendo o trabalho com robótica educacional na formação de professores. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e contou com a realização de doze ciclos de estudo de aula, para doze alunos de 1.ª e 2.ª série do Ensino Médio. O processo de produção das informações da pesquisa foi realizado através da observação participante com a produção do diário de campo, fotografias, questionários, gravação das aulas e entrevistas em áudio, com respectivas transcrições, e os documentos produzidos pelos estagiários (relatórios, artigos e demais trabalhos da disciplina). Os resultados da investigação mostram que a prática formativa possibilitou que os futuros professores desenvolvessem alguns aspectos do conhecimento didático em três vertentes. Eles reconstruíram o que já sabiam e aprofundaram os conhecimentos sobre alguns conteúdos matemáticos para o ensino. Na condução de aulas com abordagem exploratória centrada nos alunos, os estagiários desenvolveram conhecimento sobre o pensamento matemático dos alunos e o modo como aprendem. Sobre a prática educativa, desenvolveram conhecimento sobre planejamento de aulas, construção de tarefas investigativas e exploratórias de Matemática com os robôs, como organizar e conduzir as aulas de modo a promover a aprendizagem dos alunos. Os futuros professores desenvolveram uma fluência tecnológica, com relação aos conhecimentos sobre a robótica educacional e como ensinar e aprender com esse recurso. Essa prática pedagógica se constitui uma inovação desde a ação e a intenção de inovar, na construção de contextos de aprendizagem que favoreçam professores e alunos assumirem novos papéis. O aluno, como o protagonista do processo, e o professor, como o mediador, que cria ambientes ricos e favoráveis para a aprendizagem. A natureza reflexiva e colaborativa do estudo de aula contribuiu para que os estagiários refletissem sobre e para a prática, promovessem mudanças e adaptações nas aulas seguintes. Essas reflexões contribuíram para uma nova perspectiva da identidade docente desses estagiários. |
Abstract: | This research arose from the development of a proposal for pedagogical innovation with educational robotics and lesson study, in the initial teacher education, of a Mathematics Degree Course at a Brazilian public university. The goal of this investigation was to understand how lesson study and educational robotics contribute to the initial education of mathematics teachers in the context of the Supervised Internship. In this study, we present the following research question: How does lesson study with educational robotics enable the construction of professional knowledge in future mathematics teachers during Supervised Internship I? In the theoretical foundation we reflect on the professional development of teachers, the professional knowledge of mathematics teachers, the lesson study including initial teacher training, educational robotics and their potential, and we present a review of the state-of-the-art literature on theses and Brazilian dissertations carried out from 2002 to 2020, involving work with educational robotics in teacher education. The research follows a qualitative approach and and was based on twelve cycles of lesson study, with follow-up classes, for twelve students from the 1st and 2nd grades of Brazilian high school. The process of producing the research information was carried out through participant observation, production of the field diary, photographs, questionnaires, recording of classes and audio interviews, with the respective transcripts, and the documents produced by the interns (reports, articles and other discipline assignment). The results of the investigation show that the training practice enabled prospective teachers to develop some aspects of didactic knowledge in three aspects. They reconceive what they already knew and further developed their knowledge about some mathematical content for teaching. Through classes with an exploratory student-centered approach, interns developed knowledge about students' mathematical thinking and the way they learn. Regarding educational practice, they developed knowledge about lesson planning, construction of investigative and exploratory tasks in mathematics with robots, how to organize and conduct classes in order to promote student learning. The prospective teachers developed a technological fluency, regarding the knowledge about educational robotics and how to teach and learn with this resource. This pedagogical practice is an innovation since the action and the intention to innovate, in the construction of learning contexts that favor teachers and students to assume new roles. The student, as the protagonist of the process, and the teacher, as the mediator, who creates rich and favorable environments for learning. The reflective and collaborative nature of the class study contributed to the trainees reflecting on and for the practice, promoting changes and adaptations in the follow-up classes. These reflections contributed to a new perspective on the teaching identity of these interns. |
Notas: | Este trabalho foi realizado em cotutela entre a Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração: Educação em Ciências e Matemática com a Universidade de Lisboa (Portugal) pelo Instituto de Educação, na especialidade de Didática da Matemática. |
Palavras-chave: | Robótica educacional Educational robotics Estudo de aula Lesson study Formação inicial de professores Inicial teacher education Estágio supervisionado Supervised Internship Conhecimento profissional Professional knowledge |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Assunto: | Educação Professores - Formação Matemática - Estudo e ensino Robótica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | SOUZA, Crhistiane da Fonseca. Estudo de aula de Matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de Matemática. 2021. 449 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5548. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5548 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32933 |
Data de defesa: | 8-Set-2021 |
Aparece nas coleções: | TESE - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudoAulaMatemática.pdf | Tese | 7.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons