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dc.creatorChaves, Bruna Salgado-
dc.date.accessioned2021-10-05T15:25:55Z-
dc.date.available2021-10-05T15:25:55Z-
dc.date.issued2021-08-26-
dc.identifier.citationCHAVES, Bruna Salgado. Medidas provisórias no contexto brasileiro: pressupostos constitucionais de relevância e urgência como condições de legitimidade democrática. 2021. 476 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.522.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32837-
dc.description.abstractThe constitutional definition attributes to the provisional measures an exceptional character, guaranteed by the constitutional requirements of relevance and urgency. Its excessive use, as a technique of government, is susceptible to authoritarian tendencies and poses democratic risks due to the preponderance of the Executive Power in the formation of the normative order and exclusion from deliberative participation and, therefore, from popular sovereignty. Nevertheless, the synergy between the Executive and Legislative powers in converting these norms into law is insufficient to indicate the proactive and participatory posture of the Legislative Power in the control and processing of provisional measures issued by the Executive, deepened in the coalition presidential system. The research establishes the premisse of the deliberativ democracy as analysis criteria for the legitimacy and quality of democracy, upon which it investigates the role of the exception to the due legislativ process, in the use of provisional measures. The excepctionality of the instrument is persued through the analyzis of the definition of relevance and urgency in bibliographical and documental research, which refines the construction of its concepts through doctrinal and jurisprudential contributions. From this, a harmonious institutional relationship for the edition of provisional measures is analyzed in the context and limitations of coalition presidentialism. The finding of the excessive use of provisional measures is demonstrated by their normative impact, when compared to the number of ordinary laws published in the same period. It also analyzes the meaning of the assumptions of demand and urgency by the Executive and Legislative Powers in 308 provisional measures, in order to identify the criteria of their significance through institutional dialogues. When confronted with the democratic premises and the will of the Federal Constitution of 1988, it appears that the coordinated action between the Executive and Legislative powers for the excessive use of provisional measures does not maintain democratic legitimacy and supplants constitutional coerciveness due to the exceptional character of the institute, maintaining the risks of the preponderance of the Executive Power in the formation of the normative order, with a tendency towards civil authoritarianism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectmedidas provisóriaspt_BR
dc.subjectrelevância e urgênciapt_BR
dc.subjectlegitimidade democráticapt_BR
dc.subjectcoercitividade constitucionalpt_BR
dc.subjectprovisional measurespt_BR
dc.subjectcoercivenesspt_BR
dc.subjectrelevance and urgencypt_BR
dc.subjectdemocratic legitimacypt_BR
dc.subjectconstitutionalpt_BR
dc.titleMedidas provisórias no contexto brasileiro: pressupostos constitucionais de relevância e urgência como condições de legitimidade democráticapt_BR
dc.title.alternativeProvisional measures in the brasilian context: requirementes of relevance and urgency as conditions to democratic legitimacypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Cândice Lisbôa-
dc.contributor.referee1Borges, Alexandre Walmott-
dc.contributor.referee2Pedron, Flávio Barbosa Quinaud-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339063249516826pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA definição constitucional atribui às medidas provisórias caráter de excepcionalidade, assegurado pelos pressupostos constitucionais de relevância e urgência. Seu uso excessivo, como técnica de governo, é suscetível a tendências autoritárias e impõe riscos democráticos pela preponderância do Poder Executivo na formação da ordem normativa e exclusão da participação deliberativa e, portanto, da soberania popular. Nada obstante, a sinergia entre os poderes Executivo e Legislativo na conversão dessas normas em lei é insuficiente para indicar a postura proativa e de participação do Poder Legislativo no controle e processamento das medidas provisórias editadas pelo Executivo, aprofundada no sistema do presidencialismo de coalizão. A pesquisa parte do estabelecimento da premissa da democracia deliberativa como critério de análise da legitimidade e qualidade democráticas, a partir do que investiga o lugar da exceção ao devido processo legislativo, com a edição das medidas provisórias. A excepcionalidade do instrumento é analisada pela definição dos pressupostos de relevância e urgência em pesquisa bibliográfica e documental, que apura a construção de seus conceitos por aportes doutrinários e jurisprudenciais. A partir disso, a relação institucional harmônica para a edição das medidas provisórias é analisada no contexto e nas limitações do presidencialismo de coalizão. A constatação do uso excessivo de medidas provisórias é demonstrada por seu impacto normativo, quando confrontadas com a quantidade de leis ordinárias publicadas no mesmo período. Analisa-se ainda a acepção dos pressupostos de relevância e urgência pelos Poderes Executivo e Legislativo em 308 medidas provisórias, a fim de identificar os critérios de sua significação pelos diálogos institucionais. Quando confrontada com as premissas democráticas e a vontade da Constituição Federal de 1988, constata-se que a atuação coordenada entre os poderes Executivo e Legislativo para o uso excessivo de medidas provisórias não guarda legitimidade democrática e suplanta a coercitividade constitucional pelo caráter excepcional do instituto, mantendo os riscos da preponderância do Poder Executivo na formação da ordem normativa, com latente tendência ao autoritarismo civil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Direitopt_BR
dc.sizeorduration476pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.522pt_BR
dc.orcid.putcode101039481-
dc.crossref.doibatchida07015d8-5b69-4c15-9806-e742a2112c71-
dc.subject.autorizadoDireitopt_BR
dc.subject.autorizadoMedidas provisóriaspt_BR
dc.subject.autorizadoDemocracia deliberativapt_BR
dc.description.embargo2023-09-14pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Direito

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