Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32805
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Martínez, Daniel Sebastián Fajardo | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-29T20:08:57Z | - |
dc.date.available | 2021-09-29T20:08:57Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.citation | MARTÍNEZ, Daniel Sebastián Fajardo. Manhã de Carnaval: difusión mundial en el jazz como iluminación para la creación de arreglos. 2021. 234 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.414 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32805 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objeto de estudo alguns processos de criação em música popular, a partir da difusão fonográfica da canção ‘Manhã de Carnaval’ no contexto do jazz estadunidense. O reconhecimento internacional que o filme Orfeu Negro obteve guiou a contextualização histórica do trabalho, tendo como pilar central a disseminação da canção em epígrafe e sua consolidação como standard de jazz. Tais processos iluminam o desenvolvimento interpoético que identificamos a partir de análises de ordem técnico- estético-musical. Somando elementos poéticos identificados em gravações analisadas a uma revisão de literatura acerca de processos de criação musical, elaboramos um arranjo instrumental da canção abordada, que apresentamos como produto de um laboratório prático que parte do processo crítico-reflexivo empreendido ao longo do trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation has as object of study certain creation processes in popular music, starting with the phonographic diffusion of the song Manhã de Carnaval (Black Orpheus) in the context of jazz in the United States. The international recognition of the film Orfeu Negro led the historical contextualization of this work, having as a central pillar the dissemination of this song and its consolidation as a jazz standard. Such processes illuminate the interpoetic development that we identify from technical, aesthetic and musical analysis. Combining poetic elements identified in analyzed recordings with a review of literature on musical creation processes, we elaborated an instrumental arrangement of the song in study which we present as a result of a practical laboratory starting from the critical and reflexive process undertaken throughout this work. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | spa | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Manhã de Carnaval | pt_BR |
dc.subject | Luiz Bonfá | pt_BR |
dc.subject | Música popular brasileña | pt_BR |
dc.subject | Música brasileira popular | pt_BR |
dc.subject | Brazilian popular music | pt_BR |
dc.subject | Jazz | pt_BR |
dc.subject | Arreglo | pt_BR |
dc.subject | Arranjo | pt_BR |
dc.subject | Arrangement | pt_BR |
dc.title | Manhã de Carnaval: difusión mundial en el jazz como iluminación para la creación de arreglos | pt_BR |
dc.title.alternative | Manhã de Carnaval: difusão mundial no jazz como iluminação para a criação de arranjos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Raphael Ferreira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4645462627717641 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Hermilson Garcia do | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2662297746963814 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0897956176968775 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta disertación tiene como objeto de estudio ciertos procesos de creación en música popular, a partir de la difusión fonográfica de la canción ‘Manhã de Carnaval’ en el contexto del jazz estadounidense. El reconocimiento internacional que obtuvo el filme Orfeu Negro condujo la contextualización histórica de este trabajo, teniendo como pilar central la diseminación de la canción y su consolidación como standard de jazz. Tales procesos iluminan el desarrollo interpoético que identificamos a partir de análisis de orden técnico-estético-musical. Combinando elementos poéticos identificados en grabaciones analizadas a una revisión de literatura sobre procesos de creación musical, elaboramos un arreglo instrumental de la canción abordada, el cual presentamos como resultado de un laboratorio práctico que parte del proceso crítico-reflexivo emprendido a lo largo del presente trabajo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 234 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.414 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 100768043 | - |
dc.crossref.doibatchid | a99b0b76-8445-4e6d-b3c7-4ec24d863aff | - |
dc.subject.autorizado | Música | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Música |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ManhãCarnavalDifusión.pdf | Disertación | 19.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License