Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartínez, Daniel Sebastián Fajardo-
dc.date.accessioned2021-09-29T20:08:57Z-
dc.date.available2021-09-29T20:08:57Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationMARTÍNEZ, Daniel Sebastián Fajardo. Manhã de Carnaval: difusión mundial en el jazz como iluminación para la creación de arreglos. 2021. 234 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.414pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32805-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objeto de estudo alguns processos de criação em música popular, a partir da difusão fonográfica da canção ‘Manhã de Carnaval’ no contexto do jazz estadunidense. O reconhecimento internacional que o filme Orfeu Negro obteve guiou a contextualização histórica do trabalho, tendo como pilar central a disseminação da canção em epígrafe e sua consolidação como standard de jazz. Tais processos iluminam o desenvolvimento interpoético que identificamos a partir de análises de ordem técnico- estético-musical. Somando elementos poéticos identificados em gravações analisadas a uma revisão de literatura acerca de processos de criação musical, elaboramos um arranjo instrumental da canção abordada, que apresentamos como produto de um laboratório prático que parte do processo crítico-reflexivo empreendido ao longo do trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation has as object of study certain creation processes in popular music, starting with the phonographic diffusion of the song Manhã de Carnaval (Black Orpheus) in the context of jazz in the United States. The international recognition of the film Orfeu Negro led the historical contextualization of this work, having as a central pillar the dissemination of this song and its consolidation as a jazz standard. Such processes illuminate the interpoetic development that we identify from technical, aesthetic and musical analysis. Combining poetic elements identified in analyzed recordings with a review of literature on musical creation processes, we elaborated an instrumental arrangement of the song in study which we present as a result of a practical laboratory starting from the critical and reflexive process undertaken throughout this work.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagespapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectManhã de Carnavalpt_BR
dc.subjectLuiz Bonfápt_BR
dc.subjectMúsica popular brasileñapt_BR
dc.subjectMúsica brasileira popularpt_BR
dc.subjectBrazilian popular musicpt_BR
dc.subjectJazzpt_BR
dc.subjectArreglopt_BR
dc.subjectArranjopt_BR
dc.subjectArrangementpt_BR
dc.titleManhã de Carnaval: difusión mundial en el jazz como iluminación para la creación de arreglospt_BR
dc.title.alternativeManhã de Carnaval: difusão mundial no jazz como iluminação para a criação de arranjospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Raphael Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4645462627717641pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Hermilson Garcia do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2662297746963814pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897956176968775pt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta disertación tiene como objeto de estudio ciertos procesos de creación en música popular, a partir de la difusión fonográfica de la canción ‘Manhã de Carnaval’ en el contexto del jazz estadounidense. El reconocimiento internacional que obtuvo el filme Orfeu Negro condujo la contextualización histórica de este trabajo, teniendo como pilar central la diseminación de la canción y su consolidación como standard de jazz. Tales procesos iluminan el desarrollo interpoético que identificamos a partir de análisis de orden técnico-estético-musical. Combinando elementos poéticos identificados en grabaciones analizadas a una revisión de literatura sobre procesos de creación musical, elaboramos un arreglo instrumental de la canción abordada, el cual presentamos como resultado de un laboratorio práctico que parte del proceso crítico-reflexivo emprendido a lo largo del presente trabajo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration234pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.414pt_BR
dc.orcid.putcode100768043-
dc.crossref.doibatchida99b0b76-8445-4e6d-b3c7-4ec24d863aff-
dc.subject.autorizadoMúsicapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ManhãCarnavalDifusión.pdfDisertación19.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons