Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32776
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Renata Aparecida Cândido de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-09-23T16:42:49Z-
dc.date.available2021-09-23T16:42:49Z-
dc.date.issued2021-08-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Renata Aparecida Cândido de Oliveira. Recursos educacionais digitais e ensino-aprendizagem de Geografia: análise do portal IBGEeduca para crianças. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32776-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze a digital place for education created by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and named IBGEeduca. This place provides resources to teach Geography for children and teenagers and invests in the teachers' formation. In the last years, the technologies considerably advanced and it is worth to highlight, as a possibility of using in classroom, the Digital Educational Resources (RED). Among these are the ones in IBGEeduca, this study's focus. The definition and object of analysis of this research are: a) How IBGEeduca builds the geographical thought pursuing to teach children in Brazil? b) Which educational contents are privileged for kids? c) How these contents and digital educational resources are exposed/presented/published? and d) What is the pedagogical potential of this website to teach Geography? It is a qualitative approach, based on images, sounds and texts produced for education. The study analyzed IBGEeduca from the construction of an analysis referential, involving matters of usability/accessibility/design and contents and pedagogical aspects. It was possible to think about different aspects that concern the way and the contents from IBGEeduca, having as a parameter the potential of a public educative website to communicate/spread/compose geographical knowledge for kids. The results revealed that IBGEeduca has a great potential in presenting digital educational resources for Geography classes of children. Despite the limits, the resources available can facilitate the critical and committed action of the teacher to build a Geography learning more active, constructive, and able to escalate reasoning and geographical horizons of kids.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEnsino-aprendizagem de Geografiapt_BR
dc.subjectRecursos Educacionais Digitais (RED)pt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectGeography teaching-learningpt_BR
dc.subjectDigital Educational Resourcespt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.titleRecursos educacionais digitais e ensino-aprendizagem de Geografia: análise do portal IBGEEduca para criançaspt_BR
dc.title.alternativeDigital educational resources and geography's teaching-learning: analisys of IBGEEduca website for childrenpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Iara Vieira-
dc.contributor.referee1Cararo, José Américo-
dc.contributor.referee2Sabino, André Luiz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1925259422301395pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem o propósito de analisar um espaço digital educativo criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e denominado como IBGEeduca. Esse espaço disponibiliza recursos para o ensino de Geografia de crianças e jovens, além de investir na formação dos professores. Nos últimos tempos, as tecnologias avançaram consideravelmente e cabe destacar, como possibilidade de uso na sala de aula, os Recursos Educacionais Digitais (RED). Dentre esses estão os presentes na Plataforma IBGEeduca, foco dessa pesquisa. A definição e o objeto de análise das principais questões que direcionam a presente proposta de pesquisa são: a) De que modo o portal IBGEeduca constrói o pensamento geográfico buscando ensinar as crianças sobre o Brasil? b) Quais conteúdos educativos são privilegiados para as crianças? c) Como esses conteúdos e recursos educacionais digitais são expostos/apresentados/publicados? e d) Qual é o potencial pedagógico desse portal para o ensino de Geografia? Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada em procedimentos próprios de análise de imagens, sons e textos produzidos para o campo educativo. A pesquisa analisou a Plataforma IBGEeduca a partir da construção de um referencial de análise, envolvendo questões como usabilidade/acessibilidade/design e conteúdos e aspectos pedagógicos. Foi possível lançar um olhar reflexivo sobre os diferentes aspectos que envolvem a forma e os conteúdos do IBGEeduca, tendo como parâmetro o potencial de uma plataforma educativa pública para comunicar/divulgar/compor os conhecimentos geográficos para as crianças. Os resultados obtidos na análise revelaram que o IBGEeduca tem relevante potencial na apresentação de recursos educacionais digitais para as aulas de Geografia com as crianças. Apesar dos limites identificados, os recursos disponíveis no portal podem facilitar a ação crítica e engajada do professor para a construção de um ensino de Geografia mais ativo, propositivo e capaz de majorar o raciocínio e os horizontes geográficos das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.491pt_BR
dc.orcid.putcode100463178-
dc.crossref.doibatchid3bfd9716-9d30-463f-a9ce-5519ea0c884c-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RecursosEducacionaisDigitais.pdf2.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons