Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32776
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8298-1049
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Recursos educacionais digitais e ensino-aprendizagem de Geografia: análise do portal IBGEEduca para crianças
Título (s) alternativo (s): Digital educational resources and geography's teaching-learning: analisys of IBGEEduca website for children
Autor: Santos, Renata Aparecida Cândido de Oliveira
Primer orientador: Guimarães, Iara Vieira
Primer miembro de la banca: Cararo, José Américo
Segundo miembro de la banca: Sabino, André Luiz
Resumen: O presente estudo tem o propósito de analisar um espaço digital educativo criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e denominado como IBGEeduca. Esse espaço disponibiliza recursos para o ensino de Geografia de crianças e jovens, além de investir na formação dos professores. Nos últimos tempos, as tecnologias avançaram consideravelmente e cabe destacar, como possibilidade de uso na sala de aula, os Recursos Educacionais Digitais (RED). Dentre esses estão os presentes na Plataforma IBGEeduca, foco dessa pesquisa. A definição e o objeto de análise das principais questões que direcionam a presente proposta de pesquisa são: a) De que modo o portal IBGEeduca constrói o pensamento geográfico buscando ensinar as crianças sobre o Brasil? b) Quais conteúdos educativos são privilegiados para as crianças? c) Como esses conteúdos e recursos educacionais digitais são expostos/apresentados/publicados? e d) Qual é o potencial pedagógico desse portal para o ensino de Geografia? Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada em procedimentos próprios de análise de imagens, sons e textos produzidos para o campo educativo. A pesquisa analisou a Plataforma IBGEeduca a partir da construção de um referencial de análise, envolvendo questões como usabilidade/acessibilidade/design e conteúdos e aspectos pedagógicos. Foi possível lançar um olhar reflexivo sobre os diferentes aspectos que envolvem a forma e os conteúdos do IBGEeduca, tendo como parâmetro o potencial de uma plataforma educativa pública para comunicar/divulgar/compor os conhecimentos geográficos para as crianças. Os resultados obtidos na análise revelaram que o IBGEeduca tem relevante potencial na apresentação de recursos educacionais digitais para as aulas de Geografia com as crianças. Apesar dos limites identificados, os recursos disponíveis no portal podem facilitar a ação crítica e engajada do professor para a construção de um ensino de Geografia mais ativo, propositivo e capaz de majorar o raciocínio e os horizontes geográficos das crianças.
Abstract: This paper aims to analyze a digital place for education created by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and named IBGEeduca. This place provides resources to teach Geography for children and teenagers and invests in the teachers' formation. In the last years, the technologies considerably advanced and it is worth to highlight, as a possibility of using in classroom, the Digital Educational Resources (RED). Among these are the ones in IBGEeduca, this study's focus. The definition and object of analysis of this research are: a) How IBGEeduca builds the geographical thought pursuing to teach children in Brazil? b) Which educational contents are privileged for kids? c) How these contents and digital educational resources are exposed/presented/published? and d) What is the pedagogical potential of this website to teach Geography? It is a qualitative approach, based on images, sounds and texts produced for education. The study analyzed IBGEeduca from the construction of an analysis referential, involving matters of usability/accessibility/design and contents and pedagogical aspects. It was possible to think about different aspects that concern the way and the contents from IBGEeduca, having as a parameter the potential of a public educative website to communicate/spread/compose geographical knowledge for kids. The results revealed that IBGEeduca has a great potential in presenting digital educational resources for Geography classes of children. Despite the limits, the resources available can facilitate the critical and committed action of the teacher to build a Geography learning more active, constructive, and able to escalate reasoning and geographical horizons of kids.
Palabras clave: Ensino-aprendizagem de Geografia
Recursos Educacionais Digitais (RED)
Crianças
Geography teaching-learning
Digital Educational Resources
Children
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: SANTOS, Renata Aparecida Cândido de Oliveira. Recursos educacionais digitais e ensino-aprendizagem de Geografia: análise do portal IBGEeduca para crianças. 2021. 95 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.491
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32776
Fecha de defensa: 13-ago-2021
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RecursosEducacionaisDigitais.pdf2.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons