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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32768
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Fernandes, Luiz Stefano Machado | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-22T14:29:02Z | - |
dc.date.available | 2021-09-22T14:29:02Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-08 | - |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Luiz Stefano Machado. As perspectivas ambientais vinculadas ao aumento da frota de veículos elétricos no Brasil. 2021. 80 f. Trabalho de Curso (Graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32768 | - |
dc.description.abstract | The climate changes has been inducing and directing the governments, society and companies to guarantee technologies that avoid the increase or that reverse the current situation. One product from this effort is the electric vehicle, mainly due to environmental matters and market maintenance. It has listed experiences, when not, the substitution of the systems and process without the public and private entities being able to adapt and reduce possible impacts on society. It’s already present in the Brazilian territory and this research has the objective of describing future environmental prospects followed by obstacles to be generated by the expansion of this segment in Brazil. As a methodological process it has been conducted as theoretical expository research with a quantitative approach had been carried out, listing experiences about some impacts, postures, questions and possible solutions experienced in the most variety regions of the globe that can be used in the Brazilian territory, as well to establish comparatives and orientations about the way in which public and private can act in the national territory. bibliographic survey was carried out, as well as the creation of representative tables and comparative charts for explanation and favorable to the theme, besides a fieldwork in the country of São Paulo in search of an Electro-station. The conclusion is that even if there are several factors that make the electric vehicle viable, just a little has been done, mainly by public initiative. There isn’t any concrete attention focused on favouring, investing and adapting the automotive market for an apparently irreversible sector, given the current climatic conditions. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Veículo elétrico | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva energética | pt_BR |
dc.subject | Planejamento e mobilidade urbana | pt_BR |
dc.title | As perspectivas ambientais vinculadas ao aumento da frota de veículos elétricos no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Castanho, Roberto Barboza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8342891291730467 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | De La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8227979773921564 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Borges, Matheus Alfaiate | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0480261485951337 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As mudanças climáticas vêm induzindo e direcionando os governos, sociedade e empresas a viabilizar tecnologias que evitem o agravamento ou que revertam a situação atual a partir de planos de ação. Um produto deste esforço é o veículo elétrico, principalmente devido às questões ambientais e manutenção do mercado, tem elencado experiências, quando não, substituição de sistemas e processos sem que os entes públicos e privados consigam se adequar e reduzir possíveis impactos na sociedade. Ele já está presente em território brasileiro e essa pesquisa objetiva descrever futuras perspectivas ambientais acompanhadas de impasses a ser gerados pela ampliação desse segmento no Brasil. Como processo metodológico fora realizado uma pesquisa teórica expositiva com abordagem quantitativa, elencando experiências acerca de alguns impactos, posturas, questões e possíveis soluções presenciadas nas mais variadas regiões do globo e que possam ser usadas em território brasileiro, assim como estabelecer comparativos e orientações da forma com que o público e o privado possam atuar no território nacional. Fora realizado tanto um levantamento bibliográfico, quanto criação de tabelas e quadros comparativos representativos para explicação e favorável a temática ademais um trabalho de campo no interior de São Paulo em busca de um Eletroposto. Conclui-se que por mais que existam diversos fatores que viabilizam o Veículo Elétrico, pouco se tem feito, principalmente pela iniciativa pública. Não há de maneira concreta uma atenção voltada em favorecer, investir e adaptar o mercado automobilístico para um segmento aparentemente irreversível, dada as condições climáticas atuais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 80 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
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PerspectivasAmbientaisVinculadas.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
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