Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32730
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3056-9604 |
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Hortas escolares: a importância da implementação de hortas na rede pública de ensino do município de Ituiutaba-MG |
Autor: | Borges, Leonardo Alfaiate Ferreira |
Primer orientador: | Castanho, Roberto Barboza |
Primer miembro de la banca: | Santos, Joelma Cristina dos |
Segundo miembro de la banca: | Teixeira, Matheus Eduardo Souza |
Resumen: | O objetivo desta pesquisa pautou-se em demonstrar a rede pública de ensino do município de Ituiutaba-MG as vantagens de implementar uma horta no ambiente escolar, bem como aprofundamento do conhecimento acerca da temática, como exemplo, a agricultura urbana presente no setor oeste do município. O ensino no Brasil ainda se encontra muito conectado aos modelos tradicionais a pedagogia escolar, e para romper este elo, é necessário alternativas que busquem conhecimento e interação dos alunos, pois é notório o descontentamento de alguns alunos em relação aos processos de ensino-aprendizagem dos professores, e para resgatar a atenção, a implementação de uma horta escolar poderá ser um grande solucionador. A horta escolar possibilita uma grande aproximação dos alunos com a temática proposta, além de unir a teoria e a prática, algo bastante necessário ultimamente para desenvolver o senso crítico do aluno. Apoiado ao conteúdo de hortas escolares e meio ambiente, a divulgação digital é um ótimo instrumento de acesso e compartilhamento de publicações, neste caso, de cunho educacional. Para atingir as metas da pesquisa, a metodologia consistiu em um levantamento bibliográfico, desenvolvimento de métodos e estratégias, reambulação para investigação, tabulação e sistematização dos dados coletados, e por fim, a elaboração das análises obtidas, que consequentemente resultará em uma redação final. Espera-se, que esta pesquisa dentre muitas relacionados a área, seja um referencial para a área pedagógica, e a partir da leitura, obtenha-se resultados significantes no ambiente escolar, bem como o repasse de informações a comunidade local. |
Abstract: | The objective of this research was to demonstrate to the public school network of the municipality of Ituiutaba-MG the advantages of implementing a garden in the school environment, as well as deepening the knowledge about the subject, as an example, urban agriculture present in the western sector of the municipality. Teaching in Brazil is still very much connected to the traditional models of school pedagogy, and to break this link, it is necessary to have alternatives that seek knowledge and interaction of the students, because it is notorious the dissatisfaction of some students in relation to the teaching-learning processes of the teachers, and to rescue their attention, the implementation of a school garden can be a great solution. The school garden allows a great approximation of students with the proposed theme, besides uniting theory and practice, something quite necessary lately to develop the student’s critical sense. Supported by the content of school gardens and environment, digital dissemination is a great tool for access and sharing of publications, in this case, educational. To achieve the research goals, the methodology consisted of a bibliographic survey, development of methods and strategies, re-bulation for research, tabulation and systematization of the collected data, and finally, the elaboration of the obtained analyses, which will consequently result in a final wording. It is expected that this research, among many related to the area, will be a reference for the pedagogical area, and from reading, we will obtain significant results in the school environment, as well as the transfer of information to the local community. |
Palabras clave: | Educação ambiental Hortas escolares Alternativas educacionais Ituiutaba-MG |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | BORGES, Leonardo Alfaiate Ferreira. Hortas escolares: a importância da implementação de horta na rede pública de ensino do município de Ituiutaba-MG. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32730 |
Fecha de defensa: | 3-sep-2021 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HortasEscolaresImportância.pdf | TCC | 10.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons