Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBorges, Leonardo Alfaiate Ferreira-
dc.date.accessioned2021-09-14T20:41:46Z-
dc.date.available2021-09-14T20:41:46Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.identifier.citationBORGES, Leonardo Alfaiate Ferreira. Hortas escolares: a importância da implementação de horta na rede pública de ensino do município de Ituiutaba-MG. 2021. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32730-
dc.description.abstractThe objective of this research was to demonstrate to the public school network of the municipality of Ituiutaba-MG the advantages of implementing a garden in the school environment, as well as deepening the knowledge about the subject, as an example, urban agriculture present in the western sector of the municipality. Teaching in Brazil is still very much connected to the traditional models of school pedagogy, and to break this link, it is necessary to have alternatives that seek knowledge and interaction of the students, because it is notorious the dissatisfaction of some students in relation to the teaching-learning processes of the teachers, and to rescue their attention, the implementation of a school garden can be a great solution. The school garden allows a great approximation of students with the proposed theme, besides uniting theory and practice, something quite necessary lately to develop the student’s critical sense. Supported by the content of school gardens and environment, digital dissemination is a great tool for access and sharing of publications, in this case, educational. To achieve the research goals, the methodology consisted of a bibliographic survey, development of methods and strategies, re-bulation for research, tabulation and systematization of the collected data, and finally, the elaboration of the obtained analyses, which will consequently result in a final wording. It is expected that this research, among many related to the area, will be a reference for the pedagogical area, and from reading, we will obtain significant results in the school environment, as well as the transfer of information to the local community.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectHortas escolarespt_BR
dc.subjectAlternativas educacionaispt_BR
dc.subjectItuiutaba-MGpt_BR
dc.titleHortas escolares: a importância da implementação de hortas na rede pública de ensino do município de Ituiutaba-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Castanho, Roberto Barboza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8342891291730467pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Joelma Cristina dos-
dc.contributor.referee2Teixeira, Matheus Eduardo Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3624208229374284pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa pautou-se em demonstrar a rede pública de ensino do município de Ituiutaba-MG as vantagens de implementar uma horta no ambiente escolar, bem como aprofundamento do conhecimento acerca da temática, como exemplo, a agricultura urbana presente no setor oeste do município. O ensino no Brasil ainda se encontra muito conectado aos modelos tradicionais a pedagogia escolar, e para romper este elo, é necessário alternativas que busquem conhecimento e interação dos alunos, pois é notório o descontentamento de alguns alunos em relação aos processos de ensino-aprendizagem dos professores, e para resgatar a atenção, a implementação de uma horta escolar poderá ser um grande solucionador. A horta escolar possibilita uma grande aproximação dos alunos com a temática proposta, além de unir a teoria e a prática, algo bastante necessário ultimamente para desenvolver o senso crítico do aluno. Apoiado ao conteúdo de hortas escolares e meio ambiente, a divulgação digital é um ótimo instrumento de acesso e compartilhamento de publicações, neste caso, de cunho educacional. Para atingir as metas da pesquisa, a metodologia consistiu em um levantamento bibliográfico, desenvolvimento de métodos e estratégias, reambulação para investigação, tabulação e sistematização dos dados coletados, e por fim, a elaboração das análises obtidas, que consequentemente resultará em uma redação final. Espera-se, que esta pesquisa dentre muitas relacionados a área, seja um referencial para a área pedagógica, e a partir da leitura, obtenha-se resultados significantes no ambiente escolar, bem como o repasse de informações a comunidade local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration74pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.orcid.putcode99967414-
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HortasEscolaresImportância.pdfTCC10.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons