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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32704
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-4526-9540 |
Document type: | Tese |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Entre diamantes e cascalhos: a Escola Normal de Diamantina, 1878 a 1905 |
Alternate title (s): | Between diamonds and gravel: the Escola Normal de Diamantina, 1878 to 1905 |
Author: | Sousa, Gabriela Marques de |
First Advisor: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
First member of the Committee: | Sá, Elizabeth Figueiredo de |
Second member of the Committee: | Vieira, Flávio César Freitas |
Third member of the Committee: | Santos, Sônia Maria dos |
Fourth member of the Committee: | Araújo, José Carlos Souza |
Summary: | A presente pesquisa se vincula ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, junto à linha de História e Historiografia da Educação. Elegeu-se como objeto de investigação a Escola Normal de Diamantina, entre os anos de 1878 a 1905. A delimitação temporal do trabalho circunscreve dentro da trajetória histórica-institucional da própria escola, marcada por sua criação através da Lei Provincial nº. 2.476 de 09 de novembro de 1878 até a suspensão das atividades por meio da Lei nº. 395 de 23 de novembro de 1904, ratificada pelo Decreto nº. 1.778 de 31 de janeiro de 1905. A problemática central da pesquisa consistiu em compreender se a instalação, em 1879, bem como o fechamento da Escola Normal de Diamantina, em 1905, esteve associada ao projeto de sociedade moderna que vinha se delineando desde o final do Império atravessando a República. Para tanto, buscou-se respaldo nas pesquisas de Araújo (2006; 2008), Goodwin Jr. (2007), Villela (2000; 2006; 2008), Nosella e Buffa (2005), Faria Filho (2000; 2015), Martins (2013), Souza (1993), Santos (2019), Berger (2000), Ribeiro (2009), Burity (2007), Le Goff (1992), entre outros, tendo como objetivo geral entender de que modo a Escola Normal de Diamantina se alinhava ao movimento da modernidade de Diamantina e Minas Gerais entre o final do século XIX e início do XX. As fontes utilizadas por esse estudo estão localizadas nos Arquivos Públicos de Diamantina e Belo Horizonte – Biblioteca Antônio Torres e Arquivo Público Mineiro – bem como nos arquivos digitais da Hemeroteca Digital Brasileira e Center for Research Libraries, correspondendo a jornais, coleção de leis e decretos, mensagens, falas, etc. Do diálogo com o quadro referencial teórico e as fontes inventariadas emergiram as seguintes categorias de análise: instituições escolares, Escola Normal, formação de professores, educação, progresso e modernidade. Ancorando-se em uma perspectiva dialética, na qual vislumbra cenários macro e micro da educação, a metodologia adotada por esse trabalho está alinhada aos pressupostos teóricos e metodológicos da pesquisa do campo da história da educação, com base na pesquisa documental e bibliográfica. Neste sentido, as análises empreendidas evidenciaram que a problemática da instrução pública de Minas Gerais durante o século XIX esteve vinculada à falta de professorado qualificado para atuar no ensino primário associado aos altos custos e baixos resultados gerados pelas Escolas Normais mantidas pelo poder público mineiro, sendo essa a tônica do discurso que iria atravessar a República. Caracterizada como a continuidade da crise sob o ensino normal mineiro, tal situação gerou o gradativo desmonte do ensino normal público de Minas Gerais nos primeiros anos do novo regime, seguido da suspensão da atividade da Escola Normal de Diamantina em 1905 que tinha como escopo a atuação da Igreja Católica por meio da equiparação das instituições educativas confessionais de formação de professores e a criação dos Grupos Escolares pelo Estado de Minas Gerais em 1906. Diante disso, confirma-se a tese de que a modernidade em Minas Gerais seguia o curso do “progresso” por meio do intercambiamento entre o público e o privado que buscava equacionar a crise financeira bem como a necessidade de se fundar uma sociedade com base nos ideais da república, do “progresso” e da modernidade assentados na educação. Ratifica-se, portanto, que a suspensão da Escola Normal de Diamantina esteve associada ao discurso intrínseco à modernidade, na qual foi entendida por meio da querela entre antigos e modernos com vistas a garantir o desenvolvimento da sociedade mineira e diamantinense. |
Abstract: | The following research is linked to the Graduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, along with the History and Historiography of Education area. As an object of investigation, The Escola Normal de Diamantina, between the years 1878 to 1905, was chosen. The research temporal delimitation is limited by the historical-institutional trajectory of the school itself, marked by its creation through the Brazilian Provincial Law no. 2,476 from November 9th, 1878, until the suspension of activities through Law no. 395 of November 23, 1904, ratified by Decree no. 1,778 of January 31st, 1905. The research's main focus was to understand if the installation, in 1879, as well as the closure of the Escola Normal de Diamantina, in 1905, was connected to the modern society project that had been delineating since the transitions between Empire and Republic. To this end, support was sought in the research of Araújo (2006; 2008), Goodwin Jr. (2007), Villela (2000; 2006; 2008), Nosella and Buffa (2005), Faria Filho (2000; 2015), Martins ( 2013), Souza (1993), Santos (2019), Berger (2000), Ribeiro (2009), Burity (2007), Le Goff (1992), among others, with the general objective of understanding how the Escola Normal de Diamantina was linked to Diamantina and Minas Gerais’s modernity movement between the end of the 19th century and the beginning of the 20th. The sources here used can be found in the Public Archives of Diamantina and Belo Horizonte - Biblioteca Antônio Torres and Arquivo Público Mineiro - as well as in the digital archives of the Hemeroteca Digital Brasileira and Center for Research Libraries; these are newspapers, collection of laws and decrees, messages, quotations, etc. Based on the connections between theoretical reference and the listed sources above, the following categories of analysis emerged: school institutions, Normal School, teacher training, education, progress, and modernity. Using a dialectical perspective as a core, in which it comprehends macro and micro scenarios of education, the methodology adopted in this work is aligned with the theoretical and methodological assumptions of research in the field of the history of education, based on documentary and bibliographic research. Therefore, the analyzes showed that Minas Gerais' public education problem during the 19th century was related to the lack of qualified primary education teachers associated with the high costs and low results generated by the Normal Schools maintained by the state public power, this being the emphasis of discussion in the empire-republic transition. Known as a continuance of the Normal education crisis in Minas Gerais, this situation, in the early years of the new regime, led to the gradual dismantling of public Normal education and to the suspension of the Escola Normal de Diamantina activity in 1905, which scope was the Catholic Church involvement through the assimilation of confessional educational institutions for teacher training and the creation of school groups by Minas Gerais state in 1906. That said, it can be confirmed that modernity in Minas Gerais followed the course of “progress” through the exchange between public and private sectors; these sought to solve the financial crisis as well as the need to found a society based on the ideals of the republic, from “progress” and modernity focused on education. It is ratified, therefore, that the suspension of the Escola Normal de Diamantina was associated with the intrinsic discourse to modernity, in which it was understood through the quarrel between the ancient and the modern to guarantee the development of Diamantina and Minas Gerais societies. |
Keywords: | Escola Normal de Diamantina Instituições Escolares Modernidade School Institutions Modernity |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO |
Subject: | Educação |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Quote: | SOUSA, Gabriela Marques de. Entre diamantes e cascalhos: a Escola Normal de Diamantina. 2021. 387 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5537. |
Document identifier: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5537 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32704 |
Date of defense: | 21-May-2021 |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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