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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32657
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-8210-289X |
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States |
Título: | Saberes tradicionais e suas epistemologias: proposta para a Universidade Federal de Uberlândia |
Título(s) alternativo(s): | Traditional knowledges and their epistemologies: a proposal for the Federal University of Uberlândia |
Autor(es): | Alves, Tainá Viana |
Primeiro orientador: | Geribello, Denise Fernandes |
Primeiro membro da banca: | Canas, Adriano Tomitão |
Segundo membro da banca: | Laurentiz, Luiz Carlos de |
Terceiro membro da banca: | Araújo, Andressa da Costa |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo propor um programa de extensão, que desenvolva projetos voltados à troca de conhecimentos entre epistemologias diferentes. A proposta é que os projetos desenvolvidos dentro do programa de extensão não se limitem a um espaço físico determinado. Desta forma, propõe-se também uma estrutura que irá criar uma ambiência para o local onde as oficinas acontecerão, mas que não será utilizada obrigatoriamente como abrigo para elas. Entende-se que esta se conceberia como uma extensão das atividades, a qual pode ser realocada em áreas diversas, se adaptando ao local que está instalada, criando uma intervenção neste. Baseia-se na urgência da adoção de um pensamento pós-abissal (Santos, 2008), o qual busca desconstruir o pensamento persistente e oriundo de um conhecimento abissal que se estabeleceu ainda em tempos coloniais. Neste momento, existiam linhas cartográficas “abissais” que separavam o Velho e Novo Mundo, e estas seguem estruturando o pensamento moderno ocidental, de forma a constituir as relações políticas e culturais excludentes que ainda se mantém. Fundamenta-se na proposta de um modelo de educação gnosiológico para descontrução desse paradigma, a qual implica uma postura de sujeito entre ambos educando e educador, de forma a estabelecer um diálogo para compreensão dos significados. Na perspectiva da arquitetura e urbanismo, sustenta-se na ideia de que a compreensão de que existe uma diversidade de cenários e contextos fortalece a percepção sobre a importância de todo o processo de elaboração de um objeto criado pela arquitetura. Desta forma, a proposta surge com o intuito de viabilizar o contato entre o arquiteto e urbanista em formação e os detentores de saberes tradicionais, existindo também a democratização desses conhecimentos para pessoas de outras áreas do conhecimento e para a população fora do meio acadêmico. |
Abstract: | The present work aims to propose an extension program, which develops projects aimed at the exchange of knowledge between different epistemologies, and also propose the building where the program will take place. The proposal is that the projects developed within the extension program do not limit themselves to a specific physical space. In this way, it is also proposed a structure that will create an ambience for the place where the workshops will take place, but that will not necessarily be used as a shelter for them. It is understood that this structure would be conceived as an extension of the activities, which could be relocated to different areas, adapting itself to the place where it is installed, creating an intervention there. It is based on the urgency of adopting a post-abyssal thought (Santos, 2008), which seeks to deconstruct the persistent thought, which is derived from an abyssal knowledge, that was established in colonial times. At this time, there were "abyssal" cartographic lines that separated the Old and New World, and these continue to structure the modern Western thought, in a way that constitutes the exclusive political and cultural relations that still exist. It is based on the proposal of a model of gnosiological education to deconstruct this paradigm, which implies a subject posture between the educators, in order to establish a dialogue to understand the meanings. From the perspective of architecture and urbanism, it is based on the idea that the understanding that there is a diversity of scenarios and contexts strengthens the perception of the importance of the entire process of elaborating an object created by architecture. Therefore, the proposal arises with the intention of establishing contact between the architect and urban planner in training and the holders of traditional knowledge feasible, and there is also the democratization of this knowledge for people from other areas of knowledge and for the population outside the academic world. |
Palavras-chave: | Saberes tradicionais Epistemologias Educação Arquitetura e urbanismo Arquitetura |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | ALVES, Tainá Viana. Saberes tradicionais e suas epistemologias: proposta para a Universidade Federal de Uberlândia. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32657 |
Data de defesa: | 10-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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