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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Proposição de melhorias em uma unidade de pronto atendimento por meio da utilização de ferramentas da gestão de processos
Autor(es): Dutra, Rodrigo Lima
Primeiro orientador: Lazarin, Daniel França
Primeiro membro da banca: Castillo, Lucio Abimael Medrano
Segundo membro da banca: Almeida, Luís Fernando Magnanini de
Resumo: A crescente demanda pela procura dos serviços de urgência e emergência em saúde, ressalta a necessidade de reorganizar o processo de trabalho nas Unidade de Pronto Atendimento, a atender diferentes graus específicos, conforme as diversas prioridades. Existe necessidade pungente em reiterar possibilidades de preconizar o atendimento em acordo com a situação clínica dos usuários, a priorizar aqueles que, no momento, correm mais risco devido ao agravo à saúde. Isto posto, este estudo objetiva identificar, mapear e analisar o fluxo de atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento no intuito de apresentar possíveis intervenções ao serviço de saúde. Utilizou-se ferramentas de gestão de processos, como SIPOC, FMEA, 5W2H e fluxograma, construídos a partir de levantamentos, observações e relatos obtidos em reuniões com os membros da equipe que trabalham na unidade. Essa metodologia aplicada em uma UPA e a informatização do sistema de gestão da qualidade trouxeram benefícios para a unidade, por padronizar os processos, consolidar todos os dados, otimizar a recuperação das informações e integrar todos os itens necessários para a implantar sistemas de gestão da qualidade, inclusive os sistemas integrados que abrangem diversas normas. Ao final da avaliação com as ferramentas da área de gestão de processos encontrou-se riscos com NPR elevados, que tiveram planos de ação, com a ferramenta 5W2H, desenvolvidos em diversos setores, que focaram, principalmente, em criar mecanismos de aprendizado e disseminar conhecimento acerca dos protocolos de atendimento e do mapeamento do processo de urgência para os colaboradores e gestores, por treinamento e formação específica. Sugere-se, no futuro, aferir impactos que a implementação de ferramentas de gerenciamento de processos causa na UPA.
Abstract: The growing demand for the demand for urgent and emergency health services highlights the need to reorganize the work process in the Emergency Care Unit, to meet different specific degrees, according to different priorities. There is an urgent need to reiterate possibilities of recommending care in accordance with the clinical situation of users, prioritizing those who, at the moment, are at greater risk due to the health problem. That said, this study aims to identify, map and analyze the flow of care in an Emergency Care Unit in order to present possible interventions for the health service. Process management tools were used, such as SIPOC, FMEA, 5W2H and flowchart, built from surveys, observations and reports obtained in meetings with team members who work in the unit. This methodology applied in UPA and the computerization of the quality management system brought benefits to the unit, by standardizing processes, consolidating all data, optimizing information retrieval and integrating all the items necessary to implement quality management systems, including integrated systems covering different standards. At the end of the assessment with the process management tools, risks were found with high NPR, which had action plans, with the 5W2H tool, developed in various sectors, which focused mainly on creating learning mechanisms and disseminating knowledge about the care protocols and the mapping of the emergency process for employees and managers, through training and specific training. It is suggested, in the future, to measure impacts that the implementation of process management tools causes in the UPA.
Palavras-chave: FMEA
Gestão de processos
Gestão de qualidade
Mapeamento de riscos
SIPOC
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DUTRA, Rodrigo Lima. Proposição de melhorias em uma unidade de pronto atendimento por meio da utilização de ferramentas da gestão da qualidade. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32655
Data de defesa: 9-Ago-2021
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

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