Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32609
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Livro-reportagem o youtube é delas: empoderamento feminino na mídia social
Título(s) alternativo(s): Book-reportage YouTube is theirs: female empowerment in social media
Autor(es): Ferrari, Renata
Primeiro orientador: Mahl, Marcelo Lapuente
Primeiro membro da banca: Campos, Raquel Discini
Segundo membro da banca: Maluly, Luciano Victor Barros
Resumo: O popular YouTube é palco das vozes femininas, as mulheres se destacam na produção de conteúdos para a plataforma e atraem uma grande audiência. Muito além do entretenimento, possuem canais voltados para a informação e educação. Uma das pautas relevantes discutidas nos canais protagonizados por mulheres é o feminismo. O movimento feminista ganhou novas práticas e formas de militância, os cartazes e panfletos foram substituídos por posts, hashtags, vídeos ou imagens que circulam nas mídias sociais. Este é o chamado ciberfeminismo que acontece no mundo virtual e traz transformações reais para além dele. Mas quem são as mulheres que realizam o ciberfeminismo no YouTube? Quais foram as suas motivações para iniciar este trabalho? Quem elas conseguem atingir com seu conteúdo? O livro “O YouTube é delas: empoderamento feminino na mídia social” é um livro-reportagem que busca contar um pouco sobre a história destas mulheres e também sobre a história daquelas que tiveram suas vidas transformadas por este ciberfeminismo. O referencial teórico que fundamenta a criação deste produto constitui-se em uma abordagem sobre o papel da mulher construído pela sociedade, o feminismo e o ciberfeminismo. Discussões sobre a relevância do YouTube enquanto mídia social e das influenciadoras como formadoras de opinião também são realizadas. O produto idealizado é baseado no jornalismo literário com o formato livro-reportagem, que busca por meio desta linguagem jornalística trazer ao público novas reflexões sobre o ciberfeminismo no YouTube.
Abstract: The popular YouTube is the stage for female voices, women excel in producing content for the platform and attract a large audience. Far beyond entertainment, they have channels focused on information and education. One of the relevant issues discussed on the channels led by women is feminism. The feminist movement has gained new practices and forms of militancy, posters and pamphlets have been replaced by posts, hashtags, videos or images that circulate in social media. This is the so-called cyberfeminism that happens in the virtual world and brings real transformations beyond it. But who are the women who realize cyberfeminism on YouTube? What were their motivations for starting this work? Who can they reach with their content? The book "YouTube is theirs: women's empowerment in social media" is a book report that seeks to tell a little about the story of these women and also the story of those who had their lives transformed by this cyberfeminism. The theoretical reference that underlies the creation of this product is an approach on the role of women built by society, feminism and cyberfeminism. Discussions on the relevance of YouTube as a social media and of influencers as opinion makers are also held. The idealized product is based on literary journalism with the book-reportage format that seeks through this journalistic language to bring to the public new reflections on cyberfeminism on YouTube.
Palavras-chave: youTube
educação
influenciadoras digitais
feminismo
ciberfeminismo
livro-reportagem
jornalismo literário
digital influencers
feminism
cyberfeminism
book-reportage
journalism-literary
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: FERRARI, Renata. Livro-reportagem O YouTube é delas: empoderamento feminino na mídia social.2021.68f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.788
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.788
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32609
Data de defesa: 11-Fev-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YoutubeÉDelas.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons