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dc.creatorOliveira, Esdras Carlos de Lima-
dc.date.accessioned2021-08-09T18:19:20Z-
dc.date.available2021-08-09T18:19:20Z-
dc.date.issued2020-08-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Esdras Carlos de Lima. "Impressionantes esculturas de lama": a patrimonialização do Manguebeat (1997 - 2012) . 2020. 167 f. Dissertação (Doutorado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5513pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32587-
dc.description.abstractThe persons who walk through the city of Recife, especially in the central neighborhoods, can see the presence of two figures in many places: Chico Science, a singer and composer, and the other, the crabs. These two symbols are connected to the Manguebeat scene that developed in the city in the 1990s, with a mix of regional and global rhythms, this was its main brand. In addition to these spatial landmarks, part of the cultural production promoted by municipal administrations between 2000 and 2012 had the idea of Manguebeat as a reference. These administrations used the elements from the Manguebeat as the basis for the construction of public policies and symbolic places. After this process occured the implementation of patrimonialization actions about Manguebeat, such as the aforementioned sculptures and the creation of a memorial to celebrate the figure of Chico Science. The cultural journalism of the city through its culture notebooks collaborated to build from the same references a similar narrative after the death of Chico in 1997 and use it on commemorative dates related to him, such as his birthday of birth and the day of his death. On this path, public power and private power, together, elaborated with specific interests discourses about Manguebeat that integrated into the symbolic ideas about Recife and its culture, in the midst of a process that this thesis is willing to analyze.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectChico Sciencept_BR
dc.subjectManguebeatpt_BR
dc.subjectjornalismo culturalpt_BR
dc.subjectpatrimôniopt_BR
dc.subjectcultural journalismpt_BR
dc.subjectheritagept_BR
dc.title"Impressionantes esculturas de lama": a patrimonialização do Manguebeat (1997 - 2012)pt_BR
dc.title.alternative"Impressives mud sculptures": the patrimonialization of the Manguebeat cultural scene (1997 - 2021)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Paranhos, Adalberto de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9172103976395213pt_BR
dc.contributor.referee1Paranhos, Kátia Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5727089712546469pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Roberto Camargos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2393158758274820pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Antônio Maurício Dias da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2563255308649361pt_BR
dc.contributor.referee4Garcia, Tânia da Costa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1376202606406836pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6492625987351779pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoQuem anda pela cidade do Recife, especialmente pelos bairros mais centrais, vai perceber a presença constante de duas figuras em grafites e estátuas: uma delas, a de um sujeito com chapéu de palha e óculos escuros, Chico Science; e a outra, de caranguejos. Esses dois símbolos são conectados à cena Manguebeat que se desenvolveu na cidade nos anos 1990, numa mistura de ritmos regionais e globais, que foi a sua principal marca. Além desses marcos espaciais, parte da produção cultural promovida pelas gestões municipais entre 2000 e 2012 tem o ideário do Manguebeat como referência, já que as administrações petistas desse período utilizaram seus elementos como base para a construção de políticas públicas e de registros simbólicos, paralelamente à implementação de ações de patrimonialização, como as citadas esculturas e a criação de um memorial para celebrar a figura de Chico Science. Percorrendo caminhos similares, o jornalismo cultural da cidade – principalmente o Jornal do Commercio e o Diário de Pernambuco, por intermédio dos seus cadernos de cultura – colaboraram para a construção dessa narrativa mangue, mais fortemente após a morte de Chico em 1997 e nas datas comemorativas relacionadas a ele, como a do seu aniversário de nascimento e a da sua morte. Por tal via, poder público e poder privado, em conjunto, elaboraram, com interesses específicos, discursos sobre o Manguebeat que se integraram ao arsenal simbólico sobre o Recife e sua cultura, em meio a um processo que esta tese se dispõe a analisarpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration167pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASILpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5513pt_BR
dc.orcid.putcode98279264-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
dc.subject.autorizadoHistóriapt_BR
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