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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32526
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0322-8188 |
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | Independentes: um documentário artesanal sobre o audiovisual independente em Uberlândia |
Alternate title (s): | Independents: a handcrafted documentary about the independent audiovisual in Uberlândia |
Author: | Cunha Junior, Keynni Douglas Menezes |
First Advisor: | Angerami, Paulo Mattos |
First member of the Committee: | Dória, Renato Palumbo |
Second member of the Committee: | Silva, Francisco de Assis |
Summary: | Esta dissertação tem o objetivo de apresentar o processo de produção do documentário Independentes, juntamente com as reflexões estabelecidas entre os processos apresentados pelo filme e as reflexões sobre o que significa ser independente. O curta-metragem Independentes foi produzido de forma artesanal e aborda os processos de produção do audiovisual independente na cidade Uberlândia, evidenciando as dificuldades enfrentadas para realizar um filme e as estratégias utilizadas pelos produtores locais para contornar esses problemas. O filme é resultado de entrevistas realizadas com três produtoras locais, uma pesquisadora em cinema e um artista visual com produções audiovisuais em Uberlândia. As entrevistas foram realizadas através de perguntas abertas que buscavam entender como são produzidos os projetos dessas produtoras, desde a ideia, passando pela captação dos recursos até a distribuição e divulgação. O objetivo deste trabalho é relatar o processo de produção do documentário Independentes, que nasce a partir do questionamento do termo “Cinema Independente”, que é abordado por Anita Simis em seu artigo “Cinema Independente’ no Brasil”. Nesse artigo a autora questiona se existe, e o que é o cinema independente hoje no Brasil e o filme busca trazer essa mesma questão para audiovisual em Uberlândia. Seria ele independente de verdade? No quesito linguagem e estética visual, as classificações dos tipos de documentários descritas por Bill Nichols em “Introdução ao Documentário”, 2010, são utilizadas como parâmetro para identificar com qual dessas classificações, o filme produzido nesta pesquisa se enquadra. Como conclusão avalia que os processos de produção influenciam diretamente na estética e na forma de um trabalho artístico. E que as condições de produção disponíveis para o artista estão sempre relacionadas à realidade na qual ele se encontra, realidade esta que surge a partir das relações políticas. Por fim, faz uma breve avaliação do cenário de produção audiovisual independente em Uberlândia, com base nas entrevistas realizadas. |
Abstract: | This dissertation aims to present the production process of the documentary Independentes, together with the reflections established between the processes presented by the film and the reflections on what it means to be independent. The short film Independentes was produced by hand and addresses the independent audiovisual production processes in the city of Uberlândia, highlighting the difficulties faced in making a film and the strategies used by local producers to overcome these problems. The film is the result of interviews conducted with three local producers, a researcher in cinema and a visual artist with audiovisual productions in Uberlândia. The interviews were conducted through open questions that sought to understand how these producers' projects are produced, from the idea, through fundraising to distribution and dissemination. The objective of this work is to report the production process of the documentary Independentes, which was born from the questioning of the term “Cinema Independente”, which is addressed by Anita Simis in her article “Cinema Independente’ no Brasil”. In this article, the author questions whether it exists, and what is independent cinema today in Brazil and the film seeks to bring this same issue to audiovisual in Uberlândia. Was he really independent? In terms of visual language and aesthetics, the classifications of the types of documentaries described by Bill Nichols in “Introduction to Documentary”, 2010, are used as a parameter to identify with which of these classifications the film produced in this research fits. In conclusion, he assesses that production processes directly influence the aesthetics and form of an artistic work. And that the conditions of production available to the artist are always related to the reality in which he finds himself, a reality that arises from political relations. Finally, it makes a brief assessment of the independent audiovisual production scenario in Uberlândia, based on the interviews carried out. |
Notes: | O filme INDEPENDENTES se encontra completo no link:https://www.youtube.com/watch?v=NRoH54dDX4U&ab_channel=StudioQUEMMotionDesign |
Keywords: | Cinema independente Uberlândia Documentário Processo de produção audiovisual |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::ADMINISTRACAO E PRODUCAO DE FILMES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | CUNHA JÚNIOR, Keynni Douglas Menezes. Independentes: um documentário artesanal sobre o audiovisual independente em Uberlândia. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32526 |
Date of defense: | 14-Jun-2021 |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
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