Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32425
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-4938-7694
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise de estrago do cabo de acetato na produção de filtros para cigarro
Título(s) alternativo(s): Waste analysis of the acetate cable in the production of cigarette filters
Autor(es): Souza, Maria Tereza Vidigal
Primeiro orientador: Reis, Miria Hespanhol Miranda
Resumo: A melhoria contínua em processos produtivos vem sendo cada vez mais almejada por empresas de diversos ramos da economia, dentre elas, as indústrias de tabaco, que estão adotando em todo mundo essa metodologia de trabalho, como o Integrated Work System (IWS), que foi criado a fim de, no contexto atual da empresa, alcançar objetivos futuros que tragam resultados significativos de melhoria nos principais indicadores da companhia. Em vista disso, em uma das indústrias de tabaco situadas na cidade de Uberlândia-MG, no setor de produção dos filtros para cigarros, notou-se uma elevada perda de cabo de acetato, matéria-prima principal para produção dos filtros de cigarro, que gerou em apenas cinco meses um impacto de 2,5% a mais no indicador de desperdício de matéria-prima (Waste) da fábrica e, até então, não era conhecida a causa raiz desse impacto. O objetivo desse trabalho foi desenvolver uma análise profunda acerca do desperdício de cabo de acetato, produzido através do acetato de celulose, na produção de filtros para cigarro por meio de quatro ferramentas do IWS e mapear a causa raiz para implementar soluções e contramedidas que eliminassem o problema. Todas as ferramentas de análise utilizadas no estudo são advindas do Unified Problem Solving (UPS), uma das ferramentas de análise mais robustas do IWS. Para esse fim, seis hipóteses de causa raiz do problema foram elaboradas pela equipe técnica, nas quais todas foram testadas experimentalmente em chão de fábrica e constatou-se que o cabo de acetato em questão estava perdendo umidade causando uma redução de massa do mesmo e um consumo real de cabo de acetato maior que o teórico para fabricar a mesma quantidade de barras de filtros, com isso, a empresa estava comprando do fornecedor um fardo de matéria-prima com 2,5% a mais de água que o especificado, gerando um impacto financeiro anual de 3,75 milhões de reais para a companhia.
Palavras-chave: Cabo acetato
Waste
Melhoria contínua
Desperdício
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PAPEL E CELULOSE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Maria Tereza Vidigal. Análise de estrago do cabo de acetato na produção de filtros para cigarro. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32425
Data de defesa: 10-Mar-2021
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseEstragoCabo.pdfTCC770.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.