Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32369
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-3049-3104
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Mulheres de Vésperas: curadoria polifônica e escrita de morte em perspectiva comparada
Título (s) alternativo (s): Women of Vesperas: polyphonic curation and writing of death in comparative perspective
Autor: Rabelo, Sara Gonçalves
Primer orientador: Sylvestre, Fernanda Aquino
Primer miembro de la banca: Amorim, José Edilson de
Segundo miembro de la banca: Gandara, Lemuel da Cruz
Tercer miembro de la banca: Cunha, Betina Ribeiro Rodrigues da
Cuarto miembro de la banca: Pereira, Kenia Maria de Almeida
Resumen: Na obra Vésperas, escrita em 2002, a escritora catarinense Adriana Lunardi constrói personagens femininas literárias com base em autoras que compuseram o cenário literário nos últimos séculos: Virginia Woolf, Dorothy Parker, Clarice Lispector, Ana Cristina Cesar, Sidonie-Gabrielle Colette, Katherine Mansfield, Sylvia Plath, Zelda Fitzgerald e Júlia da Costa. Lunardi ficcionaliza e cria contos que abordam as angústias que cada uma delas pode ter enfrentado em seus últimos instantes de vida, mas ficcionalizando-as, e entrecruza esses momentos derradeiros com outras vidas e enredos. Para desenvolver esta tese foram discutidos os conceitos de biografia, biobibliografia e escrita da morte. Além disso, foram analisadas a curadoria como termo tomado da arte e seu diálogo, na literatura, com a polifonia no intuito de entendermos Vésperas como uma obra curatorial polifônica. Como aporte teórico principal, usamos as obras de Bakhtin (2018a; 2018b), Lejeune (2014), Benjamin (2012), Bloom (1991), Azevedo (2018), Villa-Forte (2018; 2019), Ariès (2003; 2014), Minois (2018;2019), Morin (1997) e Sontag (1984) com o objetivo de definir o conceito basilar, cunhado por nós, que sustenta esta tese – a curadoria polifônica. Os estudos teórico-científicos sobre a biografia, a biobibliografia, a polifonia, a memória e a curadoria têm como objetivo compreender as diversas vozes nas narrativas, além de discutir os processos de ficcionalização de personagens-escritoras, uma vez que foram retratadas formas diferentes de pensar os momentos finais revisitados de cada uma das autoras que compõem os contos de Lunardi.
Abstract: In Vésperas, written in 2002, the writer from Santa Catarina, Adriana Lunardi builds female literary characters based on authors who have composed the literary scene in recent centuries: Virginia Woolf, Dorothy Parker, Clarice Lispector, Ana Cristina, Sidonie-Gabrielle Colette, Katherine Mansfield, Sylvia Plath, Zelda Fitzgerald and Júlia da Costa. Lunardi fictionalizes and creates short stories that address the anxieties that each of them may have faced in their last moments of life, but fictionalizing them, and relates these last moments with other lives and plots. In order to develop this thesis, the concepts of biography, biobibliography and writing of death were discussed. Furthermore, curating was analysed as a term taken from art and its dialogue, in literature, with polyphony Aiming to understand Vespers as a polyphonic curatorial work. As main theoretical contribution, we use the works of Bakhtin (2018a; 2018b), Lejeune (2014), Benjamin (2012), Bloom (1991), Azevedo (2018), Villa-Forte (2018; 2019), Ariès (2003; 2014), Minois (2018; 2019), Morin (1997) and Sontag (1984) with the aim of defining the basic concept, coined by us, which supports this thesis: polyphonic curation. Theoretical-scientific studies on biography, biobibliography, polyphony, memory and curating aim to understand different voices in the narratives, in addition to discuss the fictionalization processes of characters-writers, since different ways of thinking about the final moments revisited by each of the authors that make up Lunardi's tales.
Palabras clave: Curadoria Polifônica
Vésperas
Escrita Feminina
Morte
Polyphonic curation
Women’s writing
Death
Área (s) del CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Tema: Morte na literatura
Biobibliografia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Cita: RABELO, Sara Gonçalves. Mulheres de Vésperas: curadoria polifônica e escrita de morte em perspectiva comparada. 2021. 184 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5516.
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5516
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32369
Fecha de defensa: 17-jun-2021
Aparece en las colecciones:TESE - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
MulheresVesperasCuradoria.pdfTese1.02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons