Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32295
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Desempenho agronômico de milho verde (Zea mays), em razão da adubação verde
Autor(es): Dal Piccolo, Marcelo Alves
Primeiro orientador: Martins, Mauricio
Primeiro membro da banca: Rodrigues , Fabiene de Paula
Segundo membro da banca: Nascimento, Athos Gabriel Gonçalves
Resumo: Hodiernamente, a cultura do milho é uma das principais culturas agrícolas brasileiras, representando cerca de 40% de toda safra de grãos do país. Para a obtenção desta elevada produtividade, o milho é diretamente dependente de altas doses de fertilizantes minerais para atingir elevada produtividade. Como alternativa ao uso de fertilizantes minerais, temos a adubação verde, principalmente com leguminosas, constituindo uma importante maneira de se reciclar os nutrientes, em virtude da liberação lenta e síncrona com as necessidades das plantas. Diante disto, são necessários estudos que descrevam o real benefício dos adubos verdes para as culturas comercias. O objetivo deste trabalho foi avaliar características agronômicas do milho em função do aporte nutricional dos adubos verdes. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental do Glória, pertencente a Universidade Federal de Uberlândia, no município de Uberlândia, Minas Gerais, no período de 08 de dezembro de 2019 a junho de 2020. O experimento foi disposto em delineamento de blocos casualizados, contendo 5 repetições e 5 tratamentos, totalizando 25 parcelas experimentais com dimensão de 5 metros de comprimento e 4 metros de largura, totalizando 20 m² cada parcela e 500 m² de área experimental. As coberturas verdes foram semeadas a lanço no dia 08/12/2019, havendo controle por meio da catação manual de plantas daninhas semanalmente em todas as parcelas até o momento do corte das coberturas. Após 90 dias de crescimento no campo, as coberturas foram trituradas utilizando um Tritton e logo após foi semeado o milho AG 1051, em espaçamento 0,8m entre linhas e 0,33 entre plantas, totalizando 50.000 plantas por hectare. Todas as plantas que se desenvolveram conforme o esperado foram contabilizadas para a avaliação das características fossem realizadas. Foram realizadas as avaliações de: Altura de Plantas, Altura de Espiga, Índice SPAD e Diâmetro de Plantas. Os dados obtidos nas características avaliadas foram submetidos à análise de variância, utilizando-se o teste de F, a 5% de probabilidade, e para comparação das médias foi utilizado o teste de Tukey a 5% de probabilidade. Utilizou-se o software estatístico R (R CORE TEAM, 2019) para análise dos dados. Pelos testes de Shapiro-Wilk, O’neil-Mathews e Tukey (P>0,05), os resíduos possuem distribuição normal, as variâncias são consideradas homogêneas e blocos e tratamentos foram aditivos. Houve diferenças significativas para os tratamentos em relação as avaliações efetuadas, o que revela a influência da adubação verde no desenvolvimento do milho. Em contrapartida para o diâmetro de planta, os valores obtidos pelo teste F não foram significativos. As plantas de milhos que foram cultivadas com adubação pela leguminosa Crotalaria juncea, apresentaram melhor desempenho para altura de plantas, altura de espiga e índice SPAD.
Palavras-chave: Fontes alternativas
Crotalaria juncea
Leguminosa
Sustentabilidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: DAL PICCOLO, Marcelo Alves. Desempenho agronômico de milho verde (Zea mays), em razão da adubação verde. 2021. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32295
Data de defesa: 26-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DesempenhoAgronômicoMilho.pdf236.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.