Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32262
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: MHS em vídeo análise através do Tracker: sistema massa mola vertical sob ação da força gravitacional
Título(s) alternativo(s): MHS in video analysis using Tracker: vertical spring mass system under the action of gravitational force
Autor(es): Nicodemio, Rogério
Primeiro orientador: Santos, Adevailton Bernardo dos
Primeiro membro da banca: Longhini , Marcos Daniel
Segundo membro da banca: Iwamoto , Wellington Akira
Resumo: Não se faz necessário dizer, tão pouco é novidade a ideia de que os alunos do ensino médio, em sua maioria, apresentam grandes dificuldades em aprender os conceitos de física. Estas dificuldades, porém, podem ser minimizadas com a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Dentro desta perspectiva, encontramos inúmeros softwares de simulação e/ou análise dedicados a facilitarem o ensino da física, e por ter acesso livre, traduzido para o português, altamente difundido por todo o mundo, de fácil entendimento, rico em recursos entre outros atrativos, o software de análise e modelagem Tracker foi escolhido para ancorar nosso estudo. Assim, este trabalho dedica-se a explorar a nível de ensino médio, aspectos do movimento harmônico simples, em especial do sistema massa mola vertical sob ação da gravidade em vídeo análise através do Tracker, afim de determinar a constante elástica de molas, bem como o comportamento das mesmas quando associadas em série e paralelo, trazendo de forma detalhada desde a gravação do vídeo objeto do estudo, adentrando pelos passos requeridos para a sua correta análise, apresentação de suas equações horárias, balanço de energia, gráficos traçados pelo Tracker, e por fim, detalhando a analogia entre o MHS e o movimento circular uniforme bem como a equivalência do sistema massa mola horizontal e vertical.
Abstract: It goes without saying, nor is the idea that most high school students have great difficulties in learning physics concepts is new. These difficulties, however, can be minimized with the use of Information and Communication Technologies (ICT). Within this perspective, we find numerous simulation and/or analysis software dedicated to facilitating the teaching of physics, and for having free access, translated into Portuguese, widely spread throughout the world, easy to understand, rich in resources and other attractions, Tracker analysis and modeling software was chosen to anchor our study. Thus, this work is dedicated to exploring, at high school level, aspects of simple harmonic movement, especially the vertical spring mass system under gravity in video analysis through the Tracker, in order to determine the elastic constant of springs, as well as their behavior when associated in series and parallel, bringing in detail from the recording of the video object of the study, entering the steps required for its correct analysis, presentation of its hourly equations, energy balance, graphs drawn by the Tracker, and finally, detailing the analogy between the MHS and the uniform circular movement as well as the equivalence of the horizontal and vertical spring mass system.
Palavras-chave: MHS
Sistema massa mola
Tracker
Vídeo análise
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: NICODEMIO, Rogério. MHS em vídeo análise através do Tracker: sistema massa mola vertical sob ação da força gravitacional. 2021. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32262
Data de defesa: 16-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MHSVídeoAnálise.pdf7.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.