Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32073
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Formulação de problemas do cotidiano à sala de aula: (des)problematizando o horário de almoço do estudante universitário |
Autor(es): | Reis Filho, Márcio Willian dos |
Primeiro orientador: | Marin, Douglas |
Primeiro membro da banca: | Marco, Fabiana Fiorezi de |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Laís Bássame |
Resumo: | Esse estudo tem como objetivo apresentar discussões de um problema que pode ser de qualquer estudante universitário: como o estudante lida com os fatores econômico e tempo para almoçar sem prejuízos com a sua rotina na universidade? Inicialmente, ele foi concebido durante a realização de uma atividade do Projeto Integrado de Prática Educativa, vinculado à disciplina de Ensino de Matemática Através de Problemas. Utilizamos como metodologia, o estudo de caso. Para o referencial teórico buscou-se aporte em diferentes autores que trabalham com à Resolução de Problemas e a Formulação de Problemas. Como resultado, apontou-se a necessidade da reflexão-ação-reflexão na forma/ação inicial do professor de Matemática. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a formação dos futuros professores de Matemática e para professores que lecionam Matemática. |
Abstract: | This study aims to present a problem that can be of any college student: how does the student deal with the economic factors and time for lunch without prejudice to their routine at the university? Firstly, it was conceived during an activity of the Integrated Project of Educational Practice, linked to the discipline of Teaching athematics through Problems. We used the case study as a methodology. For the theoretical framework, we sought input from different authors who work with Problem Solving and Problem Posing. As a result, the need for reflection- action-reflection in the initial form/action of the mathematics teacher was pointed out. It is hoped that this work can contribute to the training of future mathematics teachers and to teachers who teach mathematics. |
Palavras-chave: | Resolução de problemas Formulação de problemas Formação inicial de professor de matemática Educação matemática |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | REIS FILHO, Márcio Willian dos. Formulação de problemas do cotidiano à sala de aula: (des)problematizando o horário de almoço do estudante universitário. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32073 |
Data de defesa: | 11-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FormulaçãoProblemasCotidiano.pdf | 654.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons