Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorReis Filho, Márcio Willian dos-
dc.date.accessioned2021-06-21T13:55:35Z-
dc.date.available2021-06-21T13:55:35Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.citationREIS FILHO, Márcio Willian dos. Formulação de problemas do cotidiano à sala de aula: (des)problematizando o horário de almoço do estudante universitário. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32073-
dc.description.abstractThis study aims to present a problem that can be of any college student: how does the student deal with the economic factors and time for lunch without prejudice to their routine at the university? Firstly, it was conceived during an activity of the Integrated Project of Educational Practice, linked to the discipline of Teaching athematics through Problems. We used the case study as a methodology. For the theoretical framework, we sought input from different authors who work with Problem Solving and Problem Posing. As a result, the need for reflection- action-reflection in the initial form/action of the mathematics teacher was pointed out. It is hoped that this work can contribute to the training of future mathematics teachers and to teachers who teach mathematics.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectFormulação de problemaspt_BR
dc.subjectFormação inicial de professor de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleFormulação de problemas do cotidiano à sala de aula: (des)problematizando o horário de almoço do estudante universitáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Douglas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Laís Bássame-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7421861949317189pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsse estudo tem como objetivo apresentar discussões de um problema que pode ser de qualquer estudante universitário: como o estudante lida com os fatores econômico e tempo para almoçar sem prejuízos com a sua rotina na universidade? Inicialmente, ele foi concebido durante a realização de uma atividade do Projeto Integrado de Prática Educativa, vinculado à disciplina de Ensino de Matemática Através de Problemas. Utilizamos como metodologia, o estudo de caso. Para o referencial teórico buscou-se aporte em diferentes autores que trabalham com à Resolução de Problemas e a Formulação de Problemas. Como resultado, apontou-se a necessidade da reflexão-ação-reflexão na forma/ação inicial do professor de Matemática. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a formação dos futuros professores de Matemática e para professores que lecionam Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration42pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FormulaçãoProblemasCotidiano.pdf654.1 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons