Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32005
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6301-3499
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Facebook
Alternate title (s): Types of communications used by famous athletes: an analysis on the social network Facebook
Author: Carfesan, Leticia
First Advisor: Santana, Élcio Eduardo de Paula
First member of the Committee: Fagundes, André Francisco Alcântara
Second member of the Committee: Paula, Verônica Angélica Freitas de
Summary: Como consequência da globalização, a internet veio para mudar todo nosso estilo de vida no que tange a comunicação e relacionamento social. Os grupos sociais, as referências de comportamento, vestimenta, consumo em geral é, hoje, baseado nas informações que a internet fornece. Em vista disso, o presente trabalho procurou investigar os tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos, se restringindo aqui a uma análise na rede social Facebook. A influência de desportistas tem um impacto considerável no que concerne ao consumo de marcas apoiadas por eles, bem como suas causas humanitárias, estilo de vida e família. O objetivo do trabalho então é o de investigar quais os assuntos abordados por esses desportistas em um período determinado, a saber, anos de 2018 a 2019, para que fosse feito por meio de aparato científico de pesquisa, uma análise das principais publicações e no que nisso reverbera enquanto influências para seus seguidores, no que tange à economia e vida social. Para tanto foram coletadas 220 postagens, compondo assim a amostra, que em seguida foi classificada em seis categorias, e 72 subcategorias, sendo algumas identificadas para além daquelas já ditas por Fredrick et al (2012) e Pegoraro (2010), são elas: amenidades, relacionado a celebridades e assuntos de importância primária. Destaca-se a categoria “relacionado à vida empresarial”, onde observa-se mais postagens.
Abstract: As a consequence of globalization, the internet has come to change our entire lifestyle in terms of communication and social relationships. The social groups, the references of behavior, dress, consumption in general is, today, based on the information that the internet provides. In view of this, the present work sought to investigate the types of communications used by famous athletes, restricting themselves here to an analysis on the social network Facebook. The influence of sportspeople has a considerable impact on the consumption of brands supported by them, as well as their humanitarian causes, lifestyle and family. The objective of the work then is to investigate which subjects are addressed by these sportspeople in a given period, years from 2018 to 2019, so that it could be done through scientific research apparatus, an analysis of the main publications and what about reverberates as influences for his followers, with regard to the economy and social life. Then 220 posts were collected, thus composing the sample, which was then classified into six categories, and 72 subcategories, some of which are indentifiled beyond those already Said by Fredrick et al (2012) and Pegoraro (2010), are: amenities, related to celebrities, and issues of primay importance. Highlighting the category “related to business life”, where more posts are observed.
Keywords: Sportspeople
Influence
Social media
Facebook
Behavior
Advertising
Comportamento
Publicidade
Influência
Desportistas
Rede social
Facebook
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CARFESAN, Leticia. Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social Facebook. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/32005
Date of defense: 7-Jun-2021
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TiposComunicaçõesUtilizadas.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons