Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31952
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-6921-0645
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Término do embargo: 2023-05-31
Título: Potencial antibacteriano do alimento larval coletado pelas abelhas Xylocopa grisescens e X. Frontalis frente a bactérias causadoras da cárie.
Título(s) alternativo(s): Antibacterial potential of beebread collected by Xylocopa grisescens and X. frontalis bees, against caries-causing bacteria.
Autor(es): Teixeira, Leonardo Santos
Araujo, Thayane Nogueira
Primeiro orientador: Martins, Carlos Henrique Gomes
Primeiro coorientador: Augusto, Solange Cristina
Primeiro membro da banca: Junqueira, Camila Nonato
Segundo membro da banca: Silva, Helisângela de Almeida
Resumo: A cárie é a patologia mais comum que acomete a população, sendo de ocorrência mundial. O uso de antissépticos bucais, como a clorexidina, pode provocar efeitos indesejáveis no paciente, como amarelamento dos dentes e dessensibilização do paladar. Logo, há a necessidade crescente por novas alternativas para o tratamento dessa patologia sem os atuais efeitos colaterais dos antissépticos bucais. Nesse sentido, um produto natural que tem se destacado como antibacteriano é o pólen. Há relatos na literatura que descrevem a atividade antibacteriana deste produto. Assim, o presente estudo visa analisar in vitro o possível efeito do alimento larval de Xylocopa frontalis e X. grisescens frente às cepas de bactérias causadoras da cárie, de acordo com sua composição polínica. As amostras do alimento larval coletado por essas abelhas foram obtidas diretamente das células de cria, em diferentes estações do ano, a partir de ninhos localizados em diferentes áreas do Triângulo Mineiro. A composição, riqueza e abundância dos tipos polínicos foram analisadas após o processo de acetólise. Foi utilizada a técnica de Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Bactericida Mínima (CBM) para avaliar o potencial antibacteriano frente às cepas Streptococcus mutans, S. mitis, S. sanguinis, S. oralis, S. sobrinus, S. salivarius, Lactobacillus paracasei, e Enterococcus faecalis. Os resultados mostraram que: (i) houve uma ação bactericida e/ou bacteriostática frente a cinco das oitos cepas testadas; (ii) somente sete, das 14 amostras de alimento larval testadas tiverem ação bactericida; e (iii) as amostras contendo os tipos polínicos Eucalyptus, Bauhinia, Eriotheca, Ouratea e Poincianella, foram as que apresentaram efeitos antibacterianos. Considerando os resultados obtidos, podemos sugerir que a composição polínica tem afetado o potencial antibacteriano do alimento larval. Assim, faz-se necessário, a identificação das espécies vegetais correspondentes a esses tipos polínicos das amostras que apresentaram efeito positivo, buscando avaliar diretamente sua atividade antibacteriana para as cepas causadoras da cárie.
Palavras-chave: Abelhas solitárias
Pólen
Cárie
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: TEIXEIRA, Leonardo Santos. Potencial antibacteriano do alimento larval coletado pelas abelhas Xylocopa grisescens e X. Frontalis frente a bactérias causadoras da cárie. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31952
Data de defesa: 31-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PotencialAntibacterianoDo.pdf507.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons