Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31921
ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3653-3303
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: A relação dos perfis financeiros com o nível de educação financeira dos estudantes de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiras
Autor(es): Leal, Sara Costa
Primeiro orientador: Costa, Patrícia de Souza
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar se existe relação entre os perfis financeiros e os níveis de educação financeira dos estudantes de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. A metodologia envolveu levantamento por meio de questionário, testes de hipótese e regressão. A amostra é composta por 727 respondentes. O perfil predominante entre os respondentes, tanto da graduação quanto da pós-graduação, é o poupador. A relação dos perfis financeiros com o Nível de Educação Financeira (NEF) dos estudantes foi positiva apenas para o perfil poupador, ligado à percepção do NEF. Para os perfis gastador e negador, foi obtida relação negativa à percepção do NEF. A correlação negativa também foi encontrada para o perfil monge, entretanto estava associada ao NEF real. Desse modo, é possível inferir que os estudantes da graduação e pós-graduação possuem um nível adequado de educação financeira, pois a maioria afirmou possuir perfil poupador, o único associado positivamente à percepção do NEF, ou seja, quanto mais poupador o estudante é, maior o seu nível de percepção da educação financeira. Assim, os resultados do estudo, de modo precursor, contribuem com a literatura, evidenciando a importância da análise dos perfis na mensuração do NEF e ao demonstrar que o perfil financeiro também é um fator determinante na influência da educação financeira.
Palavras-chave: Perfil financeiro
Nível de educação financeira
Universitários
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LEAL, Sara Costa. A relação dos perfis financeiros com o nível de educação financeira dos estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31921
Data de defesa: 30-Mai-2021
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelaçãoDosPerfis.pdfTCC478.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons