Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeal, Sara Costa-
dc.date.accessioned2021-06-09T15:30:32Z-
dc.date.available2021-06-09T15:30:32Z-
dc.date.issued2021-05-30-
dc.identifier.citationLEAL, Sara Costa. A relação dos perfis financeiros com o nível de educação financeira dos estudantes de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior brasileiras. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31921-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPerfil financeiropt_BR
dc.subjectNível de educação financeirapt_BR
dc.subjectUniversitáriospt_BR
dc.titleA relação dos perfis financeiros com o nível de educação financeira dos estudantes de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superior brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Patrícia de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8022652632072207pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0708723828330528pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo identificar se existe relação entre os perfis financeiros e os níveis de educação financeira dos estudantes de graduação e pós-graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. A metodologia envolveu levantamento por meio de questionário, testes de hipótese e regressão. A amostra é composta por 727 respondentes. O perfil predominante entre os respondentes, tanto da graduação quanto da pós-graduação, é o poupador. A relação dos perfis financeiros com o Nível de Educação Financeira (NEF) dos estudantes foi positiva apenas para o perfil poupador, ligado à percepção do NEF. Para os perfis gastador e negador, foi obtida relação negativa à percepção do NEF. A correlação negativa também foi encontrada para o perfil monge, entretanto estava associada ao NEF real. Desse modo, é possível inferir que os estudantes da graduação e pós-graduação possuem um nível adequado de educação financeira, pois a maioria afirmou possuir perfil poupador, o único associado positivamente à percepção do NEF, ou seja, quanto mais poupador o estudante é, maior o seu nível de percepção da educação financeira. Assim, os resultados do estudo, de modo precursor, contribuem com a literatura, evidenciando a importância da análise dos perfis na mensuração do NEF e ao demonstrar que o perfil financeiro também é um fator determinante na influência da educação financeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.orcid.putcode95268508-
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelaçãoDosPerfis.pdfTCC478.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons