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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31902
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-0178-0534 |
Tipo do documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Efeitos dos treinamentos multimodal e mat Pilates na marcha e equilíbrio de pessoas com doença de Parkinson: um ensaio clínico randomizado unicego |
Título(s) alternativo(s): | Effects of multimodal and mat pilates training on the gait and balance of people with parkinson's disease |
Autor(es): | Sousa, Lucas Resende |
Primeiro orientador: | Hallal, Camilla Zamfolini |
Primeiro membro da banca: | Pasin, Camila Torriani |
Segundo membro da banca: | Luvizutto, Gustavo José |
Terceiro membro da banca: | Souza, Luciane Aparecida Pascucci Sande de |
Quarto membro da banca: | Felicio, Lilian Ramiro |
Resumo: | Introdução: As manifestações clinicas da Doença de Parkinson (DP), em especial as alterações da marcha e equilíbrio, têm impacto direto na realização das atividades cotidianas, se relacionando ao risco aumentado de quedas. Neste contexto, o exercício físico é apontado como um dos melhores recursos para auxiliar o tratamento da DP. Objetivos: Avaliar os efeitos do Treinamento Multimodal (TM) e Mat Pilates (MP) na marcha e equilíbrio de pessoas com DP. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico de tratamento, randomizado, unicego, paralelo com dois braços, com a participação de 34 pessoas com DP idiopática no estágio inicial e aleatoriamente distribuídos em 2 grupos de intervenção: MP e TM, que foram realizados em sessões de 60 minutos, três vezes por semana, durante doze semanas. Para avaliação da marcha foram utilizadas variáveis espaço-temporais e variabilidade temporal da marcha em situação de velocidade confortável, utilizando uma passarela de 10m e o equipamento CHANNELS MYOTRACE 400: BLUETOOTH (Noraxon®) com sensores de pressão footswitch. Para avaliar a mobilidade funcional, utilizou-se o teste Timed Up and Go (TUG) e TUG dupla tarefa (TUG DT); e para a avaliação do equilíbrio foi utilizado o MiniBESTest. Para a comparação das variáveis nos diferentes períodos de avaliação, foi utilizado o Modelo de Equações de Estimações Generalizadas (GEE), adotando o nível de significância de p<0,05 e para verificar o tamanho do efeito foi utilizado o d de Cohen. Resultados: O TM comparado ao MP promoveu substancialmente melhora nos parâmetros da marcha, observada pelo aumento da velocidade de marcha, do tempo de balanço, do comprimento de passo e passada, a diminuição da cadência e do tempo de duplo apoio, a diminuição da variabilidade da velocidade, do tempo de balanço, do tempo de duplo apoio, do tempo de passo e do tempo de apoio simples. As duas intervenções promoveram melhora na pontuação do MiniBESTest; apenas o TM foi capaz de diminuir o tempo de realização do TUG DT; e nenhuma intervenção melhorou significativamente o tempo de realização do TUG. Conclusão: O TM comparado ao MP apresentou superioridade tanto na melhora do desempenho da marcha quanto na melhora do equilíbrio de indivíduos com DP. |
Abstract: | Background: The clinical manifestations of Parkinson's disease (PD), especially changes in gait and balance, have a direct impact on the performance of daily activities, related to the increased risk of falls. In this context, physical exercise is considered one of the best resources to assist in the treatment of PD. Aim: To evaluate the effects of Multimodal Training (TM) and Mat Pilates (MP) on the gait and balance of people with PD. Methods: Clinical trial of treatment, randomized, single-blind, parallel with two arms, with the participation of 34 people with idiopathic PD in the initial stage and randomly distributed in 2 intervention groups: MP and TM, which were performed in 60-minute sessions, three times a week, for twelve weeks. For gait assessment, spatiotemporal parameters and gait variability were used in a comfortable speed situation, using a 10m walkway and the CHANNELS MYOTRACE 400: BLUETOOTH (Noraxon®) equipment with footswitch pressure sensors. To assess functional mobility, use the Timed Up and Go test (TUG) and double task TUG (TUG DT); and for balance assessment, MiniBESTest was used. To compare the variables in the different evaluation periods, the Generalized Estimating Equation Model (GEE) test was used, adopting a significance level of p <0.05 and to verify the effect size, Cohen's d was used. Results: TM compared to MP promoted a substantial improvement in gait parameters, observed by increasing gait speed, swing time, stride length and stride, decreased cadence and double support time, decreased variability speed, swing time, double support time, step time and single support time. Both interventions promoted an improvement in the MiniBESTest score; only the TM was able to decrease the time to perform the TUG DT; and neither intervention significantly improved the time to perform the TUG. Conclusion: The TM compared to the MP showed superiority both in improving gait performance and in improving balance in individuals with PD. |
Palavras-chave: | Doença de Parkinson Pilates Multimodal Marcha Equilíbrio Parkinson's disease Pilates method Multimodal training Gait Balance |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL |
Assunto: | Parkinson, Doença de Pilates, Método Exercícios físicos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde |
Referência: | SOUSA, Lucas Resende. Efeitos dos treinamentos multimodal e mat Pilates na marcha e equilíbrio de pessoas com doença de Parkinson: um ensaio clínico randomizado unicego. 2021. 145 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.244. |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.244 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31902 |
Data de defesa: | 26-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | TESE - Ciências da Saúde |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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EfeitosTreinamentosMultimodal.pdf | Tese | 3.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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