Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31852
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1597-8576
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Os diferentes usos do “AGORA” no português brasileiro contemporâneo: uma proposta didática a partir dos gêneros meme e anedota
Título(s) alternativo(s): The different uses of "NOW" in contemporary Brazilian Portuguese: a didactic proposal analyzing meme and jokes genres
Autor(es): Santarém, Aline Tozzi Vieira
Primeiro orientador: Marine, Talita de Cássia
Primeiro membro da banca: Arruda, Niguelme Cardoso
Segundo membro da banca: Alves, Marlúcia Maria
Resumo: Observa-se, ainda nos dias atuais, a prática de ensino da gramática normativa por grande parte do professorado, criando, assim, um hiato entre a língua portuguesa em uso e o ensino de língua materna. Porém, não há de se negar a necessidade de ensinar várias outras normas linguísticas que precisam ser abordadas na escola, dentre elas a norma culta. Nesse contexto, essa pesquisa visa à produção de um material didático que contemple o ensino dos diferentes usos do “agora” para alunos das séries finais do ensino fundamental, tendo como principal aporte teórico, a Sociolinguística Educacional e a Pedagogia da Variação Linguística (BORTONI-RICARDO, 2001, 2004, 2014; BAGNO, 2012, 2015, 2016; FARACO, 2008, 2017; ZILLES, 2016; CYRANKA, 2007, 2014, 2015). Além disso, a presente pesquisa se pautará em alguns princípios funcionalistas, recorrendo à teoria da Gramaticalização (TRAUGOTT, 1991; HEINE, 1991; GONÇALVES, 2007; VIEIRA, 2013) e a pesquisas científicas relacionadas aos usos de “agora” no português brasileiro contemporâneo (LINS, SILVA, 2012; GRYNER, 2007), à luz da teoria funcionalista. Isso, porque o objetivo principal dessa pesquisa é criar, pautada na Sociolinguística Educacional, uma proposta didática que contemple o ensino do “agora” e aplicar tal proposta a alunos dos anos finais do ensino fundamental II. É a partir das contribuições funcionalistas ao ensino de língua portuguesa (NEVES, 2000, 2003, 2009) que se pretende observar os diferentes usos do “agora” no português brasileiro contemporâneo, trabalhando em sala de aula com atividades a partir de textos escritos menos monitorados, especialmente com os gêneros meme e anedota, analisando os diferentes usos e funções do “agora” para além das prescrições da gramática normativa. Por meio da abordagem que será adotada nessa pesquisa, o “agora” será ensinado como, por exemplo, expressão de retomada do discurso ou, até mesmo, como um conectivo adversativo. Cabe destacar que a escolha por tais gêneros se justifica pelo fato de que, justamente devido ao menor monitoramento da variedade linguística utilizada na escrita desses gêneros, eles acabam se constituindo como um espaço mais suscetível a variações linguísticas. Vale observar ainda que a escolha por esses gêneros se justifica também pelo fato de que o uso do “agora” em diferentes funções, além de advérbio de tempo, mostrou-se bastante produtivo em memes e anedotas. Na proposta didática que é apresentada nesta pesquisa a alunos dos anos finais do ensino fundamental, teremos a oportunidade de, a partir de reflexões acerca da língua em uso, focando nos diferentes usos do “agora”, discutir de maneira mais concreta e significativa, a respeito da heterogeneidade da língua, bem como sobre os fenômenos de variação e mudança linguísticas. Palavras-chave: Sociolinguística Educacional. Pedagogia da Variação Linguística. Ensino de língua portuguesa. Mudança linguística. Gramaticalização.
Abstract: Currently, we can observe the teaching normative grammar practice be used by the teachers creating a gap between the Portuguese language in use and the mother/first language teaching. In this context, this research aims to the teaching of the different uses of “now” to the final-grade students at a public state elementary school supported, mainly, by Educational Sociolinguistics and Linguistic Variation Pedagogy (BORTONI-RICARDO, 2001, 2004, 2014; BAGNO, 2012, 2015, 2016; FARACO, 2008, 2017; ZILLES, 2016; CYRANKA, 2007, 2014, 2015). Besides, the current research will be guided by some functionalists principles resorting to the Grammaticalization theory (TRAUGOTT, 1991; HEINE, 1991; GONÇALVES, 2007; VIEIRA, 2013) and scientific researches related to the uses of “now” in Contemporary Brazilian Portuguese (LINS, SILVA, 2012; GRYNER, 2007) in the light of functionalist theory. This because the main purpose of this research is the creation of a didactic proposal regarding the Educational Sociolinguistics that contemplates the teaching of “now” and apply such proposal to the to the final-grade elementary students. From the functionalist contributions to the Portuguese language teaching (NEVES, 2000, 2003, 2009), we intend to approach the different uses of “now” in written texts in Contemporary Brazilian Portuguese, therefore, not even “now” as a time adverb, as it is (invariably) described according to the normative grammar textbooks. Through the approach will support this scientific study, “now” will be taught as an item, for example, that resumes a speaking expression or even appears as an adversative connective. It is worth mentioning, the variations of the use of “now” will be observed in several situations of use, in spotlight for the use in written texts, observing such memes and jokes. The choice for these kinds of genres justifies due to these genres present less linguistic variation monitoring, therefore they become sources of susceptible linguistics variation. The analyses of the item “now” in these genres were productive in many different ways of use beyond the adverb classification. Therefore, through the studies of the different uses of “now” in memes and jokes, in the didactic proposal which is presented to the students in the final grade in this research, we’re going to have the opportunity through the reflection of the language in use, focusing on the different uses of “now”, discuss concretely and significantly about the heterogeneity of language, as well as, the variation phenomenon and linguistics changes. Keywords: Educacional Sociolinguistics. Linguistic Variation Pedagogy. Portuguese Language Teaching. Gramaticalization. Linguistic Analysis.
Palavras-chave: Sociolinguística Educacional
Pedagogia da Variação Linguística
Ensino de língua portuguesa
Mudança linguística
Gramaticalização
Educacional Sociolinguistics
Linguistic Variation Pedagogy
Portuguese Language Teaching
Linguistic Analysis
Gramaticalization
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Sociolinguística
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Gramática comparada e geral - Gramaticalização
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)
Referência: SANTARÉM, Aline Tozzi Vieira. Os diferentes usos do "AGORA" no português brasileiro contemporâneo: uma proposta didática a partir dos gêneros meme e anedota. 2020. 149 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.221.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.221
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31852
Data de defesa: 23-Set-2020
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