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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31810
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O Grupo Escolar João Pinheiro: aspectos de sua cultura material por meio da arquitetura (1908-2015) |
Título(s) alternativo(s): | The João Pinheiro School Group: aspects of its material culture through architecture (1908-2015) |
Autor(es): | Silva, José Lito Salustriano da |
Primeiro orientador: | Souza, Sauloéber Tarsio de |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza |
Segundo membro da banca: | Vilela, Maria Aparecida Augusto Satto |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar a construção originária e as reformas da edificação da atual Escola Estadual João Pinheiro. Este grupo escolar foi a primeira instituição escolar pública urbana, cujo prédio foi construído no atual município de Ituiutaba – MG, em adesão ao novo modelo educacional da então recém República Brasileira, diante disso, a questão que norteou esta pesquisa foi: como se revela a cultura material do então Grupo Villa Platina (atual E. E. João Pinheiro), nos aspectos arquitetônicos presentes na edificação originária e nas reformas estruturais no período de 1908 à 2015? Quanto a metodologia, o trabalho se trata de pesquisa qualitativa e documental cujas fontes foram: notícias de jornais (Jornal Lavoura e Comercio e o Folha de Ituiutaba), fotos, planta do prédio e documentos legais. Em relação às orientações teórico-metodológicas os autores principais utilizados foram: Vinao Frago (2001), Funari e Zarankin (2005), Faria Filho (2000) e Ribeiro e Silva (2009). A pesquisa possibilitou identificar a cultura material no processo de construção e reformas do Grupo Escolar em suas duas fases (Villa Platina e João Pinheiro) e, também, sua transição para Escola Estadual João Pinheiro até as modificações estruturais mais recentes, o que permitiu verificar, em sua arquitetura, elementos que remetem ao higienismo (grandes janelas e pé-direito alto das salas de aula e administração), bem como, ao caráter vigilante e disciplinador, (corredores estreitos, localização da direção e pátio e organização das carteiras), característico daqueles tipos de edificações. Concluímos que a historiografia desta instituição revela grandes marcas da história da educação local, regional e nacional. Estando impressas nas modificações (reformas) e permanências da instituição, assim como, as relações de poder e políticas que existiam e se estabeleceram no âmbito da educação refletidas nos descasos sofridos ao longo das décadas e a mudança do perfil do alunado da instituição. Cada reforma relacionou-se a um contexto político, histórico e social vivenciado tanto na dimensão nacional como local e a análise dar arquitetura do prédio e suas reformas possibilitou-nos entender com um novo olhar a história da atual Escola Estadual João Pinheiro. |
Abstract: | The objective of this study was to analyze the original construction and the renovations of the building of the current João Pinheiro State School. This school group was the first urban public school institution, whose building was built in the current municipality of Ituiutaba - MG, in adherence to the new educational model of the then recently Brazilian Republic. material culture of the then Villa Platina Group (now EE João Pinheiro), in the architectural aspects present in the original building and in the structural reforms in the period from 1908 to 2015? As for the methodology, the work is about qualitative and documentary research whose sources were: news from newspapers (Jornal Lavoura e Comercio and Folha de Ituiutaba), photos, building plan and legal documents. Regarding the theoretical and methodological guidelines, the main authors used were: Vinao Frago (2001), Funari and Zarankin (2005), Faria Filho (2000) and Ribeiro e Silva (2009). The research made it possible to identify the material culture in the process of construction and reforms of the School Group in its two phases (Villa Platina and João Pinheiro) and, also, its transition to Escola Estadual João Pinheiro until the most recent structural modifications, which allowed to verify, in its architecture, elements that refer to hygienism (large windows and high ceilings in the classrooms and administration), as well as, to the vigilant and disciplinary character, (narrow corridors, location of the direction and patio and organization of the portfolios), characteristic those types of buildings. We conclude that the historiography of this institution reveals great marks in the history of local, regional and national education. Being imprinted on the changes (reforms) and permanences of the institution, as well as the power and political relations that existed and were established in the scope of education reflected in the neglect suffered over the decades and the change in the profile of the institution's students. Each reform was related to a political, historical and social context experienced both in the national and local dimension and the analysis of the building's architecture and its reforms allowed us to understand with a new look the history of the current João Pinheiro State School. |
Palavras-chave: | Arquitetura escolar República Cultura material Ituiutaba-MG |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SILVA, José Lito Salustriano da. O Grupo Escolar João Pinheiro: aspectos de sua cultura material por meio da arquitetura (1908-2015). 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31810 |
Data de defesa: | 14-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia (Ituiutaba / Pontal) |
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