Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31715
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O projeto estético de Graciliano Ramos: por uma literatura sem adjetivos |
Título (s) alternativo (s): | Graciliano Ramos' aesthetic project: a literature without adjectives |
Autor: | Borges, Lilliân Alves |
Primer orientador: | Gama-Khalil, Marisa Martins |
Primer miembro de la banca: | Perim, Regina Silva Michelli |
Segundo miembro de la banca: | Ramos Filho, Ricardo de Medeiros |
Tercer miembro de la banca: | Monteiro Filho, Edmar |
Cuarto miembro de la banca: | Biella, João Carlos |
Resumen: | Graciliano Ramos é figura autoral destacada no cânone da literatura brasileira, conhecido por suas narrativas destinadas aos adultos, como Vidas secas, São Bernardo, Infância, Angústia, Memórias do cárcere, obras essas amplamente lidas pelo público e estudadas pelos críticos. Em contrapartida à grande difusão de sua obra direcionada aos adultos, observamos um certo silenciamento por parte da crítica em relação às suas narrativas que foram destinadas às crianças, como A terra dos meninos pelados, Histórias de Alexandre e Pequena História da República e os contos “Luciana” e “Minsk” que estão no livro Insônia. Refletindo, portanto, acerca desse silenciamento e de algumas críticas que tentam desprestigiar as narrativas escritas por Graciliano Ramos que foram destinadas à infância, esta tese possui o objetivo de demonstrar que Ramos apresenta aos seus leitores um projeto estético coerente em se tratando da sintonia do tratamento estético das obras destinadas aos adultos e às crianças. Para isso, teremos como obra propulsora das nossas reflexões acerca da concepção de literatura infantil a narrativa Infância, visto que será a partir dela que faremos análise e contraponto com a história da literatura infantil brasileira, mostrando como o autor deixou impressos, de forma literária, vestígios de sua compreensão acerca da literatura escolar e da literatura infantil. Como arcabouço teórico acerca da literatura infantil, utilizaremos as noções propostas pelos estudiosos Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Ligia Cademartori Magalhães, Maria Antonieta Antunes Cunha, Jesualdo Sosa, Marisa Martins Gama-Khalil, Peter Hunt, Edmir Perrotti, entre outros. Após esse percurso, realizaremos uma análise de todas as narrativas de Graciliano Ramos destinadas às crianças, porque até o momento ainda não há nenhum estudo sistematizado nesse sentido e, com isso, pretendemos descortinar a qualidade estética de cada uma dessas narrativas, colocando em relevo questões inerentes ao sujeito e ao espaço ficcional, bem como às ambiências fantásticas das narrativas que compõem o corpus de estudo. Para realizar nossas análises, usaremos as noções teóricas sobre espaço de Gaston Bachelard, Yi-Fu Tuan e Michel Foucault. Ao que concerne a literatura fantástica, utilizaremos as teorias propostas por Remo Ceserani, Filipe Furtado, Lenira Marques Covizzi, Gama-Khalil, além das noções de dessubjetivação e subjetivação de Michel Foucault. Para finalizar, no último capítulo, faremos um breve percurso sobre algumas narrativas de Graciliano Ramos direcionadas aos adultos, mostrando pontos de contato e afastamento com a narrativas destinadas às crianças, comprovando, portanto, a nossa hipótese inicial de que Ramos ao escrever livros para crianças e adultos apresenta os mesmos princípios literários em seus textos para ambos os públicos. Há, portanto, uma coerência na feitura do projeto estético, o qual é marcado significativamente por um agir ético e estético. |
Abstract: | Graciliano Ramos holds a place within the Brazilian literary canon. He is known for adult narratives: Barren Lives, by University of Texas Press, translated by Ralph Edward Dimmick; Childhood, by London publisher Peter Owen, translated by Celso Lemos de Oliveira; Anguish, by University of California, translated by Lewis C. Kaplan; Memórias do cárcere (Memoirs of prision); which are widely read and study for general public and literary critics. In contrast to extensively adults narratives studies, children narratives are let in critical silence, such as A terra dos meninos pelados (The land of naked boys), Histórias de Alexandre (Histories of Alexandre) and Pequena História da República (Little History of the Republic). Beside adult and children narratives, “Luciana” and “Minsk” are tales published in the book Insônia. Therefore, reflecting about critical silencing and some that try to discredit Graciliano Ramos children narratives, thesis aims to demonstrate Ramos had coherent and cohesive aesthetic project presented to readers and aesthetic harmony in adults and children works. Reflections about children's literature are propelled by Childhood, since analysis will based in the narrative and compared to Brazilian children's literature history, highlighting Graciliano Ramos school literature and children's literature understanding by literary traces in his narratives. Theoretical framework about children's literature is based on Marisa Lajolo, Regina Zilberman, Ligia Cademartori Magalhães, Maria Antonieta Antunes Cunha, Jesualdo Sosa, Marisa Martins Gama-Khalil and Peter Hunt studies among others. Then, all Graciliano Ramos' children narratives will be analyzed, because no systematic study in this thematic was carried yet, and, therewith, unveil aesthetic potential of each Ramos narratives. Space theoretical notions issue from Gaston Bachelard, Yi-Fu Tuan and Michel Foucault studies. Fantastic literature theories proposed by Remo Ceserani, Filipe Furtado, Lenira Marques Covizzi, Gama-Khalil, in addition to Michel Foucault's subjectivation and (un)subjectivation notions support analisys. Finally, in the last chapter, we will make a brief journey on Graciliano Ramos some narratives directed to adults, showing contact and distancing points with children narratives, thus proving our initial hypothesis that Ramos when writing books for children and adults presents the same literary principles in the texts for both audiences. There is, therefore, a coherence in aesthetic project making, which is marked significantly by ethical and aesthetic action. |
Palabras clave: | Literatura infantil Graciliano Ramos Projeto estético Literatura brasileira Children's literature Aesthetic project Brazilian literature |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Tema: | Literatura brasileira Literatura infantil Estética |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
Cita: | BORGES, Lilliân Alves. O projeto estético de Graciliano Ramos: por uma literatura sem adjetivos. 2021. 172 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.58. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.58 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31715 |
Fecha de defensa: | 10-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | TESE - Estudos Literários |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ProjetoEsteticoGraciliano.pdf | Tese | 1.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons