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dc.creatorSartini, Bruno Corrêa-
dc.date.accessioned2021-05-05T11:24:29Z-
dc.date.available2021-05-05T11:24:29Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationSARTINI, Bruno Corrêa. Da ética marxista à psicologia vigotskiana: apontamentos para uma síntese. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.169pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31708-
dc.description.abstractEthics appears as a discipline that seeks to explain the various moral behaviors, that is, those behaviors, values, principles that regulate life in our society and that are appropriated by human beings in the most intimate way possible. This research, based on Historical-Cultural Psychology, looks for possible relations between the theoretical formulations made from the Marxist Ethics and the Psychology proposed by Vigotski. The objective was to point out the main elements that make it possible to achieve a synthesis between Marxist ethics and Vigotskian psychology. This work proposed to carry out a theoretical synthesis and for that we used classic texts of Marxist ethics and some texts chosen from the more mature phase of Vygotsky's theoretical development (1930-1934). We perceive a concern in his initial texts for moral behavior; in these Vygotsky already demonstrates having found the sociogenesis of moral values. We also found that the elements worked on by the author on this theme in his first texts and works are incorporated in his work and make up part of his analyzes of human development, especially when discussing the periodization of this development. Thus, we found in Vigotski some theoretical formulations on the process of appropriation of moral norms, that is, it is possible to speak of a moral development from Vigotski, which opens the way for a greater understanding about the development of personality.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectPsicologia histórico-culturalpt_BR
dc.subjectMarxpt_BR
dc.subjectVigotskipt_BR
dc.subjectEthicspt_BR
dc.subjectHistorical-cultural psychologypt_BR
dc.titleDa ética marxista à psicologia vigotskiana: apontamentos para uma síntesept_BR
dc.title.alternativeDe la ética marxista a la psicología vygotskiana: notas para una síntesispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380499178712456pt_BR
dc.contributor.referee1Digiovanni, Alayde Maria Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8393815773541031pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Mitsuko Aparecida Makino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1548595071478367pt_BR
dc.contributor.referee3Facci, Marilda Gonçalves Dias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2222738235813129pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2072333957830712pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA ética surge como uma disciplina que busca explicar os diversos comportamentos morais, ou seja, aqueles comportamentos, valores, princípios que regulam a vida em nossa sociedade e que são apropriados pelos seres humanos da maneira mais íntima possível. Esta pesquisa, fundamentada na Psicologia Histórico-cultural, procura possíveis relações entre as formulações teóricas realizadas a partir da Ética marxista e da Psicologia proposta por Vigotski. O objetivo foi apontar os principais elementos que possibilitam a realização de uma síntese entre a ética marxista e a psicologia vigotskiana. Desse modo, este trabalho se propôs a realizar uma síntese teórica e para tal utilizamos textos clássicos da ética marxista e alguns textos escolhidos da fase mais madura do desenvolvimento teórico de Vigotski (1930-1934). Percebemos uma preocupação em seus textos iniciais pelo comportamento moral; nestes Vigotski já demonstra ter encontrado a sociogênese dos valores morais. Constatamos também que os elementos trabalhados pelo autor sobre esse tema em seus primeiros textos e obras se encontram incorporados em sua obra e compõem parte de suas análises do desenvolvimento humano, principalmente ao discutir a periodização deste desenvolvimento. Assim, localizamos em Vigotski algumas formulações teóricas sobre o processo de apropriação das normas morais, ou seja, é possível falarmos de um desenvolvimento moral a partir de Vigotski, que nos abre caminho para uma compreensão maior acerca do desenvolvimento da personalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration127pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.169pt_BR
dc.crossref.doibatchid577704c2-dde0-44ec-91b1-32cd27c19384-
dc.subject.autorizadoÉticapt_BR
dc.subject.autorizadoPsicologia histórico-culturalpt_BR
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