Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31653
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1589-7813
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Salve a Cidade: Um jogo para disseminar os conhecimentos sobre questões ambientais no meio urbano
Autor(es): Rocha, Cláudio Oliveira
Primeiro orientador: Carbone, Samara
Primeiro membro da banca: Malvestio, Anne Caroline
Segundo membro da banca: Costa, Carolina Carrijo
Resumo: Disseminar e aumentar o interesse dos alunos pelas questões ambientais pode ser alcançado através de atividades lúdicas, que são ferramentas inovadoras e comprovadamente eficazes. Por estes motivos, este trabalho visa desenvolver um jogo de educação ambiental, denominado Salve a Cidade, não só para motivar o gosto pela aprendizagem, mas também para sensibilizar os alunos para a importância do meio em que vivem. O jogo consiste em um jogo de tabuleiro colaborativo que utiliza os elementos de uma cidade como plano de fundo urbano. A cidade apresenta indústrias, frota de veículos, lixão, bairros residenciais e muitas outras fontes móveis e estacionárias que irão emitir poluentes líquidos, sólidos e gasosos para o meio ambiente. Os jogadores (alunos) terão que cooperar e tomar decisões estrategicamente a fim de melhorar a qualidade ambiental. Embora o jogo tenha sido desenvolvido para alunos do ensino médio, devido à pandemia, o jogo só pôde ser testado entre alunos de graduação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia. Após o jogo, os participantes responderam a um questionário para avaliar suas percepções e desempenho no jogo. As respostas ao questionário sugerem que o jogo provavelmente promove a conscientização ambiental, trazendo novos conceitos relacionados à poluição urbana promovendo o aprendizado da educação ambiental dentro da sala de aula.
Abstract: Disseminating and increasing the students interest in environmental issues can be achieved through ludic activities, which are innovative and effective proven tools. For these reasons, this work aims to develop an environmental educational game, called Save the City, not only to motivate the taste for learning, but also to make students aware of the importance of the environment they live in. The game consists of a cooperative board game that uses the elements in a city as urban background. The city presents industries, a vehicle fleet, landfill, residential districts and many other mobile and stationary sources that will emit liquid, solid and gaseous pollutants to the environment. The players (students) will have to cooperate and take decisions strategically in order to improve the environmental quality. Although, the game was designed for high school students’ level, due to Pandemic, the game could only be tested among undergraduate students enrolled at the Environmental and Sanitary Engineering at the Federal University of Uberlandia. After the game play, the participants answered a questionnaire to evaluate the players perceptions and the game performance. The questionnaire responses suggest that the game most likely promotes environmental awareness, bringing new concepts related to urban pollution promoting the learning of environmental education within the classroom.
Palavras-chave: Educação Ambiental
Jogo
Lúdico
Qualidade ambiental
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::QUALIDADE DO AR, DAS AGUAS E DO SOLO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROCHA, Cláudio Oliveira. Salve a Cidade: Um jogo para disseminar os conhecimentos sobre questões ambientais no meio urbano. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31653
Data de defesa: 12-Mar-2021
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SalveACidade.pdf7.3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons