Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31653
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Cláudio Oliveira-
dc.date.accessioned2021-04-29T15:37:15Z-
dc.date.available2021-04-29T15:37:15Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.citationROCHA, Cláudio Oliveira. Salve a Cidade: Um jogo para disseminar os conhecimentos sobre questões ambientais no meio urbano. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31653-
dc.description.abstractDisseminating and increasing the students interest in environmental issues can be achieved through ludic activities, which are innovative and effective proven tools. For these reasons, this work aims to develop an environmental educational game, called Save the City, not only to motivate the taste for learning, but also to make students aware of the importance of the environment they live in. The game consists of a cooperative board game that uses the elements in a city as urban background. The city presents industries, a vehicle fleet, landfill, residential districts and many other mobile and stationary sources that will emit liquid, solid and gaseous pollutants to the environment. The players (students) will have to cooperate and take decisions strategically in order to improve the environmental quality. Although, the game was designed for high school students’ level, due to Pandemic, the game could only be tested among undergraduate students enrolled at the Environmental and Sanitary Engineering at the Federal University of Uberlandia. After the game play, the participants answered a questionnaire to evaluate the players perceptions and the game performance. The questionnaire responses suggest that the game most likely promotes environmental awareness, bringing new concepts related to urban pollution promoting the learning of environmental education within the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectQualidade ambientalpt_BR
dc.titleSalve a Cidade: Um jogo para disseminar os conhecimentos sobre questões ambientais no meio urbanopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carbone, Samara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5664995843058837pt_BR
dc.contributor.referee1Malvestio, Anne Caroline-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1065150818917992pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Carolina Carrijo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5805944203035211pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0467479354192272pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoDisseminar e aumentar o interesse dos alunos pelas questões ambientais pode ser alcançado através de atividades lúdicas, que são ferramentas inovadoras e comprovadamente eficazes. Por estes motivos, este trabalho visa desenvolver um jogo de educação ambiental, denominado Salve a Cidade, não só para motivar o gosto pela aprendizagem, mas também para sensibilizar os alunos para a importância do meio em que vivem. O jogo consiste em um jogo de tabuleiro colaborativo que utiliza os elementos de uma cidade como plano de fundo urbano. A cidade apresenta indústrias, frota de veículos, lixão, bairros residenciais e muitas outras fontes móveis e estacionárias que irão emitir poluentes líquidos, sólidos e gasosos para o meio ambiente. Os jogadores (alunos) terão que cooperar e tomar decisões estrategicamente a fim de melhorar a qualidade ambiental. Embora o jogo tenha sido desenvolvido para alunos do ensino médio, devido à pandemia, o jogo só pôde ser testado entre alunos de graduação do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia. Após o jogo, os participantes responderam a um questionário para avaliar suas percepções e desempenho no jogo. As respostas ao questionário sugerem que o jogo provavelmente promove a conscientização ambiental, trazendo novos conceitos relacionados à poluição urbana promovendo o aprendizado da educação ambiental dentro da sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Ambientalpt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::QUALIDADE DO AR, DAS AGUAS E DO SOLOpt_BR
dc.orcid.putcode93086807-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SalveACidade.pdf7.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons