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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31623
ORCID: | http://orcid.org/0000-0002-7495-3731 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Brincares: Contribuições das culturas afro-brasileiras e indígenas para a pedagogia teatral |
Título(s) alternativo(s): | Brincares: Contribuiciones de las culturas afro-brasileñas y indígenas para la pedagogía teatral |
Autor(es): | Mendes, Gisele Gonsioroski |
Primeiro orientador: | Ramos, Jarbas Siqueira |
Primeiro membro da banca: | Telles, Narciso Larangeira |
Segundo membro da banca: | Munduruku, Daniel Monteiro da Costa |
Resumo: | O presente trabalho busca sugerir possibilidades de aliar a pedagogia teatral às experiências com mitos das culturas afro-brasileiras e indígenas nas aulas de Artes da Educação Básica, como uma proposta para contribuir na implementação desses estudos, a partir de uma prática educativa baseada no brincar, no encantamento e na exploração da experiência sensível. Nestes termos, esta pesquisa visa corroborar para com a aplicabilidade da Lei Nº 11.645/08, que estabelece e normatiza o ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas nacionais, não somente como um direito do estudante de conhecer sua história social, que subjugou o negro e o indígena à posição subalterna e marginalizada, mas também como possibilidade de reconhecimento da enorme contribuição desses povos na constituição da identidade cultural dos brasileiros e brasileiras. Para tanto, propomos, no primeiro momento, uma discussão sobre a necessidade de se pensar a educação étnico-racial, na mesma medida em que refletimos o lugar do campo das Artes nessa proposta. No segundo momento, elaboramos uma série de fichas de “brincares” que podem, à medida que forem manuseadas e trabalhadas pelos docentes, servir como possibilidades de práticas pedagógicas em Artes, suscitando que os professores repensem as suas realidades sociais e implementem aulas mais encantadoras. |
Abstract: | Este trabajo tiene como objetivo sugerir posibilidades de relacionar la pedagogía teatral con experiencias con mitos de las culturas afrobrasileñas e indígenas en las clases de Artes de la Educación Básica, como una propuesta para contribuir a la implementación de estos estudios, a partir de una práctica educativa basada en el juego y en jugar, en el encantamiento y en la exploración de la experiencia sensible. En este sentido, esta investigación tiene como objetivo corroborar la aplicabilidad de la Ley brasileña N° 11.645 / 08, que establece y regula la enseñanza de las culturas afrobrasileñas e indígenas en las escuelas nacionales, no sólo como un derecho del estudiante a conocer su historia social, que subyugó al negro y al indígena a una posición subordinada y marginada, pero también como una posibilidad de reconocer la enorme contribución de estos pueblos en la constitución de la identidad cultural de los brasileños y de las brasileñas. Por este motivo, proponemos, en un primer momento, una discusión acerca de la necesidad de pensar la educación étnico-racial, en la medida en que reflexionamos sobre el lugar del campo de las Artes en esta propuesta. En un segundo momento, elaboramos una serie de fichas de “juego” que pueden, a medida que son manejadas y trabajadas por los docentes, servir como posibilidades de prácticas pedagógicas en Artes, haciendo que los docentes reconsideren sus realidades sociales e implementen clases más atractivas. |
Palavras-chave: | Educação étnico-racial Educación étnico-racial Pedagogia teatral Pedagogía teatral Cultura Afro-brasileira Cultura Afro-brasileña Cultura Indígena Cultura Indígena Brincadeiras Juego |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Assunto: | Teatro |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
Referência: | MENDES, Gisele Gonsioroski. Brincares: contribuições das culturas afro-brasileiras e indígenas para a pedagogia teatral. 2020.143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.860 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.860 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31623 |
Data de defesa: | 30-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas |
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