Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31623
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7495-3731
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Brincares: Contribuições das culturas afro-brasileiras e indígenas para a pedagogia teatral
Alternate title (s): Brincares: Contribuiciones de las culturas afro-brasileñas y indígenas para la pedagogía teatral
Author: Mendes, Gisele Gonsioroski
First Advisor: Ramos, Jarbas Siqueira
First member of the Committee: Telles, Narciso Larangeira
Second member of the Committee: Munduruku, Daniel Monteiro da Costa
Summary: O presente trabalho busca sugerir possibilidades de aliar a pedagogia teatral às experiências com mitos das culturas afro-brasileiras e indígenas nas aulas de Artes da Educação Básica, como uma proposta para contribuir na implementação desses estudos, a partir de uma prática educativa baseada no brincar, no encantamento e na exploração da experiência sensível. Nestes termos, esta pesquisa visa corroborar para com a aplicabilidade da Lei Nº 11.645/08, que estabelece e normatiza o ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas nacionais, não somente como um direito do estudante de conhecer sua história social, que subjugou o negro e o indígena à posição subalterna e marginalizada, mas também como possibilidade de reconhecimento da enorme contribuição desses povos na constituição da identidade cultural dos brasileiros e brasileiras. Para tanto, propomos, no primeiro momento, uma discussão sobre a necessidade de se pensar a educação étnico-racial, na mesma medida em que refletimos o lugar do campo das Artes nessa proposta. No segundo momento, elaboramos uma série de fichas de “brincares” que podem, à medida que forem manuseadas e trabalhadas pelos docentes, servir como possibilidades de práticas pedagógicas em Artes, suscitando que os professores repensem as suas realidades sociais e implementem aulas mais encantadoras.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo sugerir posibilidades de relacionar la pedagogía teatral con experiencias con mitos de las culturas afrobrasileñas e indígenas en las clases de Artes de la Educación Básica, como una propuesta para contribuir a la implementación de estos estudios, a partir de una práctica educativa basada en el juego y en jugar, en el encantamiento y en la exploración de la experiencia sensible. En este sentido, esta investigación tiene como objetivo corroborar la aplicabilidad de la Ley brasileña N° 11.645 / 08, que establece y regula la enseñanza de las culturas afrobrasileñas e indígenas en las escuelas nacionales, no sólo como un derecho del estudiante a conocer su historia social, que subyugó al negro y al indígena a una posición subordinada y marginada, pero también como una posibilidad de reconocer la enorme contribución de estos pueblos en la constitución de la identidad cultural de los brasileños y de las brasileñas. Por este motivo, proponemos, en un primer momento, una discusión acerca de la necesidad de pensar la educación étnico-racial, en la medida en que reflexionamos sobre el lugar del campo de las Artes en esta propuesta. En un segundo momento, elaboramos una serie de fichas de “juego” que pueden, a medida que son manejadas y trabajadas por los docentes, servir como posibilidades de prácticas pedagógicas en Artes, haciendo que los docentes reconsideren sus realidades sociales e implementen clases más atractivas.
Keywords: Educação étnico-racial
Educación étnico-racial
Pedagogia teatral
Pedagogía teatral
Cultura Afro-brasileira
Cultura Afro-brasileña
Cultura Indígena
Cultura Indígena
Brincadeiras
Juego
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Subject: Teatro
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
Quote: MENDES, Gisele Gonsioroski. Brincares: contribuições das culturas afro-brasileiras e indígenas para a pedagogia teatral. 2020.143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.860
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.860
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31623
Date of defense: 30-Nov-2020
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrincaresContribuiçõesCulturas.pdf2.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.