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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-4637-2865
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Fecha de embargo: 2023-03-08
Título: Formação inicial de alfabetizadoras para a educação de jovens e adultos em Minas Gerais (1996 -2006)
Título (s) alternativo (s): Initial formatinitial formation of literacy teachers who work in youth and adult education in Minas Gerais (1996 -2006)ion of literacy teachers from Minas Gerais who work in Youth and Adult Education
Autor: Lepick, Vanessa
Primer orientador: Araújo, José Carlos Souza
Primer miembro de la banca: Brettas, Anderson Claytom Ferreira
Segundo miembro de la banca: Batista, Gustavo Araújo
Tercer miembro de la banca: Santos, Sônia Maria dos
Cuarto miembro de la banca: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Resumen: Esta pesquisa levantou e analisou os aspectos históricos da formação inicial de professoras alfabetizadoras mineiras, que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, tomamos os documentos de projetos de reestruturação curricular, grades curriculares dos cursos, ementas, documentos legais sobre o tema e outros que pudessem evidenciar qual era a formação promovida no contexto de cursos de Pedagogia e se contemplavam a formação inicial do professor alfabetizador da Educação de Jovens e Adultos. Como campo de pesquisa elegemos cinco universidades públicas federais - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de São João Del-Rei, Universidade Federal Juiz de Fora e Universidade Federal Viçosa e Universidade Federal de Uberlândia - dentro do recorte temporal de 1996 – 2002, período que compreende a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN n.º 9394/96) até divulgação do documento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Pedagogia. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como a área da Educação de Jovens e Adultos é tratada nos cursos de Pedagogia em Minas Gerais, no período de 1996-2006. E como objetivos específicos buscamos compreender como os cursos de Pedagogia das Universidades Federais Mineiras promoviam a formação inicial das professoras alfabetizadoras para atuarem na EJA. Se os Cursos de Pedagogia ofereciam alguma disciplina sobre a Educação de Jovens e Adultos e quando ofereciam procuramos verificar se a disciplina era obrigatória ou optativa; a carga horária; enfoque e conteúdo. Também buscamos verificar se havia disciplina específica sobre alfabetização no curso e se a EJA era estudada nessa disciplina. Outra questão era saber se os Cursos de Pedagogia ofereciam estágio na área da EJA. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa histórica com análise documental no campo da matriz crítica da pesquisa em educação. O estudo revelou que das cinco universidades investigadas, apenas a UFMG promovia uma formação em que a EJA era, de fato, contemplada. Apesar da necessidade de haver uma formação específica para o professor que irá alfabetizar e atuar no primeiro e segundo segmentos da Educação de Jovens e Adultos, a conclusão a que chegamos nessa tese é que, ao menos nesse período, a grande maioria das IES Públicas Mineiras não assumiu essa formação do professor alfabetizador da EJA.
Abstract: This research observed and analyzed the historical aspects of the initial formation of literacy teachers from Minas Gerais who work in Youth and Adult Education (in Portuguese, EJA). To aim this objective, we searched for curricular restructuring projects, curricular grids of the courses, legal documents on the topic and other sources that could define the training promoted in the context of Pedagogy courses and if the initial training of the literacy teachers of EJA was contemplated. As a field of research, we elected five federal public universities – Federal University of Minas Gerais (UFMG), Federal University of São João del-Rei (UFSJ), Federal University of Juiz de Fora (UFJF), Federal University of Viçosa (UFV) and Federal University of Uberlândia (UFU) – within the period from 1996 to 2006, when the Law of National Education Guidelines and Bases (LDBEN No. 9394/96) and the National Curriculum Guidelines for Pedagogy courses were published, respectively. The general objective of this research was to investigate how EJA was treated in Pedagogy courses in Minas Gerais within the period from 1996 to 2006. For doing so, we seek to understand how the Pedagogy courses at federal universities in Minas Gerais promoted the initial training of literacy teachers to work in EJA. We researched if any subject on EJA was offered by the Pedagogy courses and, if so, when they did it, if the discipline was mandatory or optional, its workload, its focus and its content. We also sought to verify if there was a specific subject on literacy in the course and whether EJA was studied in that subject. Another question was whether the Pedagogy courses offered an internship on EJA. From a methodological perspective, it was a historical research with documentary analysis on critical matrix of research in education. The study revealed that, of the five investigated universities, only UFMG promoted training in which EJA was, in fact, contemplated. Despite the need for specific training for teachers who will teach in the first and second segments of EJA, our conclusion in this thesis is that, at least in the evaluated period, the vast majority of public high education institutions in Minas Gerais did not assume the training of literacy teachers for EJA.
Palabras clave: Formação Inicial
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Pedagogia
Universidades Federais Mineiras
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Cita: LEPICK, Vanessa. Formação inicial de alfabetizadoras para a educação de jovens e adultos em Minas Gerais (1996 -2006). 2018. 289 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5505
Identificador del documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2021.5505
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31609
Fecha de defensa: 30-ago-2018
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