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dc.creatorSilva, Argeu Gonçalves da-
dc.date.accessioned2021-04-19T18:46:56Z-
dc.date.available2021-04-19T18:46:56Z-
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationSILVA, Argeu Gonçalves da. Psicoterapia cognitivo-comportamental on-line durante a pandemia do COVID-19: adaptações de técnicas, conceitualização de caso e empirismo colaborativo. 2020. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31601-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdaptações de técnicas cognitivo-comportamentaispt_BR
dc.subjectAdaptations of cognitive-behavioral techniquespt_BR
dc.subjectPsicoterapia on-linept_BR
dc.subjectOn-line psychotherapypt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titlePsicoterapia cognitivo-comportamental on-line durante a pandemia do COVID-19: adaptações de técnicas, conceitualização de caso e empirismo colaborativopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Renata Ferrarez Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5037527744167800pt_BR
dc.contributor.referee1Bernardino, Leonardo Gomes-
dc.contributor.referee2Rossini, Joaquim Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2449013943447749pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou identificar adaptações realizadas nas conceituações de caso, no empirismo colaborativo e nas técnicas cognitivo-comportamentais para o formato on-line durante a pandemia de COVID-19, por psicólogos cognitivos que atendem população adulta. Participaram desta pesquisa 6 terapeutas, mestres ou doutores, especialistas em Terapia Cognitivo-Comportamental. A pesquisa foi realizada por meio do Google Docs e um questionário foi utilizado para coleta de informações a respeito do perfil dos profissionais, das adaptações que envolvem as técnicas cognitivas e comportamentais, empirismo colaborativo, conceitualização de caso, bem como outras modificações realizadas nas intervenções psicoterápicas e no uso das plataformas digitais no contexto pandémico da COVID-19. O método de análise dos dados utilizado foi: estatística descritiva, e análise qualitativa das respostas (categorização das respostas). Os resultados apontaram que: 83% dos participantes não receberam nenhum tipo de treinamento para atender de modo on-line; todos os participantes precisaram se adaptar para atender de modo on-line, que incluiu desde modificações no ambiente, até a utilização de novos recursos. Não houve muitas alterações no contrato terapêutico, sendo o reforço do sigilo, a maior preocupação dos terapeutas. Na conceitualização de caso e no empirismo colaborativo praticamente não se observaram mudanças. A psicoeducação apareceu como uma técnica utilizada por todos os participantes. Muitas adaptações dos materiais e recursos utilizados foram relatadas. Conclui-se que apesar da TCC on-line ser uma modalidade bem desenvolvida no país, durante a pandemia as adaptações se deram a revelia do treinamento e interesse de terapeutas e pacientes, o que levou à necessidade de adaptações sem o treinamento devido, embora isso não pareça ter impactado fortemente a qualidade da terapia, na visão dos terapeutas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration49pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.embargo2022-12-21-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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