Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31556
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7884-4700
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A extensão na Universidade Federal de Uberlândia: uma proposta avaliativa
Título(s) alternativo(s): Extension at the Federal University of Uberlândia: an evaluative proposal
Autor(es): Ferreira, Denilson Carrijo
Primeiro orientador: Gandolfi, Peterson Elizandro
Primeiro membro da banca: Lisboa Filho, Flavi Ferreira
Segundo membro da banca: Betanho, Cristiane
Terceiro membro da banca: Silveira, Hélder Eterno da
Resumo: No presente estudo, pesquisamos a Extensão na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a partir da análise dos efeitos da primeira Política de Extensão da instituição no período de 2009 a 2019 e propusemos um instrumento de avaliação da Extensão a partir dos indicadores nacionais propostos pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Inicialmente, abordamos o tema Extensão Universitária a partir de um panorama histórico internacional para, em seguida, focarmos nas bases legais e nos marcos referenciais brasileiros. Na sequência, apresentamos as discussões sobre a avaliação da Extensão na perspectiva nacional e os indicadores propostos pelo FORPROEX a partir dos quais propusemos um instrumento de avaliação da Extensão na UFU. A abordagem metodológica foi qualitativa, uma vez que utilizamos o estudo de caso da UFU para desenvolver uma pesquisa descritiva a partir da análise de conteúdo do material coletado por pesquisas bibliográficas e documentais, além dos dados obtidos junto à própria universidade, via Serviço de Informação ao Cidadão, com o objetivo de discutir o movimento da Extensão na instituição no período compreendido entre 2009 e 2019. Os resultados do presente estudo apontam para a dificuldade encontrada na institucionalização da Extensão, principalmente no período anterior a 2009. Traçamos um histórico da Extensão na UFU, apresentando seus marcos legais, e identificamos como principal marco referencial os documentos do FORPROEX. Em seguida, discorrermos sobre o movimento da Extensão na UFU no período em comento, por modalidade, cidade, unidades, áreas do conhecimento, áreas temáticas e linhas de extensão, apontando crescimento global de 181% no número de ações. As áreas da Saúde e Educação concentram 59% das ações. Na sequência, identificamos o alcance da Política de Extensão na construção de normativas dentro da UFU. A análise das resoluções elencadas foi realizada a partir dos marcadores Avaliação, Gestão Universitária, Interação Dialógica, Formação do Estudante, Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e Curricularização da Extensão, com destaque para a criação das Coordenações de Extensão nas Unidades Acadêmicas e Unidades Especiais de Ensino, à semelhança das Coordenações de Pesquisa e de Ensino, e a inclusão da Dimensão Extensionista no cálculo da distribuição orçamentária da instituição. Foram identificadas também normativas que tratam da curricularização/creditação curricular da Extensão, considerado o próximo desafio da Gestão da Extensão no Brasil. Finalmente, foi proposto um instrumento de avaliação baseado nos Indicadores de Extensão, amplamente discutidos no FORPROEX, visando possibilitar análises históricas comparativas entre as Instituições Federais de Ensino Superior e com outros recortes temporais da própria UFU, subsidiando a implementação de melhorias na Gestão da Extensão Universitária. A aplicação da presente dissertação possibilitará que os gestores acompanhem a institucionalização e a gestão da Extensão na UFU, direcionem melhor os recursos financeiros e proponham programas de fomento focados no aumento das ações nas áreas com menor atuação da Extensão, a fim de equalizar o desenvolvimento de atividades nas mais diversas áreas.
Abstract: In the present study, we researched Extension at the Federal University of Uberlândia (UFU) based on the analysis of the effects of the institution's first Extension Policy in the period from 2009 to 2019 and we proposed an instrument to assess Extension based on the national indicators proposed by the Forum of Extension Pro-rectors of Public Institutions of Higher Education in Brazil (FORPROEX). Initially, we approached the subject of University Extension from an international historical panorama, and then we focused on the legal bases and the Brazilian benchmarks. In the sequence, we present the discussions about the evaluation of the extension in the national perspective and the indicators proposed by FORPROEX from which we proposed an instrument of evaluation of the Extension at UFU. The methodological approach was qualitative, since we used the UFU case study to develop a descriptive research based on the content analysis of the material collected through bibliographic and documentary research, in addition to the data obtained from the university itself, via the Information Service at the Citizen, in order to discuss the movement of Extension in the institution in the period between 2009 and 2019. The results of the present study point to the difficulty found in institutionalizing the Extension, mainly in the period before 2009. We trace a history of Extension at UFU, presenting its legal frameworks, and identified FORPROEX documents as the main reference framework. Then, we will discuss the Extension movement at UFU in the period under review, by modality, city, units, knowledge areas, thematic areas and extension lines, pointing to an overall growth of 181% in the number of actions. The Health and Education areas concentrate 59% of the actions. Then, we identified the scope of the Extension Policy in the construction of regulations within the UFU. The analysis of the listed resolutions was carried out based on the markers Evaluation, University Management, Dialogical Interaction, Student Training, Inseparability Teaching-Research-Extension and Extension Curriculum, with emphasis on the creation of Extension Coordinations in Academic Units and Special Units of Teaching, similar to the Research and Teaching Coordinations, and the inclusion of the Extensionist Dimension in the calculation of the institution's budget distribution. Norms were also identified that deal with the extension curriculum / accreditation, considered the next challenge of Extension Management in Brazil. Finally, an evaluation instrument was proposed based on Extension Indicators, widely discussed in FORPROEX, aiming to enable comparative historical analyzes between Federal Institutions of Higher Education and with other time frames of UFU itself, subsidizing the implementation of improvements in the Management of University Extension . The application of this dissertation will enable managers to monitor the institutionalization and management of Extension at UFU, better direct financial resources and propose promotion programs focused on increasing actions in areas with less Extension activities, in order to equalize the development of activities in the most diverse areas.
Palavras-chave: Extensão
Extension
Avaliação
Assessment
Gestão Universitária
University Management
UFU
UFU
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Assunto: Administração
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)
Referência: FERREIRA, Denilson Carrijo. A Extensão na Universidade Federal de Uberlândia: uma proposta avaliativa. 2021. 132 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.208
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.208
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31556
Data de defesa: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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