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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-7790-2315
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O Novo Cinema Negro importa: cultura e política nas imagens de Os Donos da Rua (John Singleton, 1991) e Febre da Selva (Spike Lee, 1991)
Título(s) alternativo(s): The New Black Cinema matters: culture and politics in the images of Boyz n The Hood (John Singleon, 1991) and Jungle Fever (Spike Lee, 1991)
Autor(es): Brandão, João Lucas França Franco
Primeiro orientador: Spini, Ana Paula
Primeiro membro da banca: Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes
Segundo membro da banca: Oliveira, Roberto Camargos de
Resumo: O cinema produzido por diretores negros nos Estados Unidos teve seu maior auge em 1991, quando pelo menos 17 filmes deste entraram no circuito nacional de exibição – número maior que toda a década anterior. Estamos falando de um movimento chamado de New Black Cinema. Nesse cenário, nomes como Spike Lee e John Singleton se destacaram como promissores diretores dessa geração ao conciliarem uma estética cinematográfica própria e um poder discursivo muito forte em prol da comunidade africano-americana. Deste modo, este trabalho faz a análise de dois filmes destes cineastas, Os Donos da Rua e Febre da Selva, Singleton e Lee, respectivamente, os quais, em 1991, suscitam questões tais como a segregação do espaço urbano, negritude, masculinidade do jovem negro e relacionamento inter-racial, por exemplo. Nosso objetivo, portanto, em uma perspectiva da História Visual, é analisar essas imagens, as representações agenciadas e as imagens/discursos que serviram de referência para construção desses filmes, a fim de verificarmos as contradições da sociedade norte-americana, a visão de Singleton e Lee sobre algumas das temáticas da narrativa e o modo como o público as recebeu. É um dos nossos motes, também, compreender nas imagens e na sociedade que as olha, as lutas políticas e as de representação, essas que são tão importantes para as dinâmicas sociais em que o africano-americano está inserido.
Abstract: Film production by black directors in the United States peaked in 1991, when at least 17 of them entered the national cinema circuit - a number larger than the previous decade. We are talking about a movement called New Black Cinema. In this scenario, names like Spike Lee and John Singleton stood out as promising directors of this generation by reconciling their own cinematic aesthetics and a very strong discursive power for the benefit of the African-American community. In this way, this work examines two of these filmmakers, Boyz n the Hood’ and Jungle Fever, Singleton and Lee, respectively, who in 1991 raised questions such as the segregation of urban space, blackness, masculinity of the young black and interracial relationships, for example. Our goal, therefore, from a perspective of Visual History, is to analyze these images, the agency representations and the images/speeches that served as reference for the construction of these films, in order to verify the contradictions of the American society, the vision of Singleton and Lee about some of the narrative themes and how the audience received them. It is also our aim to understand in the images and in the society that looks at them, the political struggles and the representational struggles that are so important to the social dynamics in which the African-American is inserted.
Palavras-chave: Novo Cinema Negro
New Black Cinema
História Visual
Visualidade
Spike Lee
John Singleton
Representação
Visual History
Visuality
Representation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOS
Assunto: Negros no cinema
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Referência: BRANDÃO, João Lucas França Franco. O Novo Cinema Negro importa: cultura e política nas imagens de Os Donos da Rua (John Singleton, 1991) e Febre na Selva (1991). 2019. 197 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3052
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3052
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31546
Data de defesa: 15-Mar-2019
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