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dc.creatorBrandão, João Lucas França Franco-
dc.date.accessioned2021-04-09T11:24:16Z-
dc.date.available2021-04-09T11:24:16Z-
dc.date.issued2019-03-15-
dc.identifier.citationBRANDÃO, João Lucas França Franco. O Novo Cinema Negro importa: cultura e política nas imagens de Os Donos da Rua (John Singleton, 1991) e Febre na Selva (1991). 2019. 197 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3052pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31546-
dc.description.abstractFilm production by black directors in the United States peaked in 1991, when at least 17 of them entered the national cinema circuit - a number larger than the previous decade. We are talking about a movement called New Black Cinema. In this scenario, names like Spike Lee and John Singleton stood out as promising directors of this generation by reconciling their own cinematic aesthetics and a very strong discursive power for the benefit of the African-American community. In this way, this work examines two of these filmmakers, Boyz n the Hood’ and Jungle Fever, Singleton and Lee, respectively, who in 1991 raised questions such as the segregation of urban space, blackness, masculinity of the young black and interracial relationships, for example. Our goal, therefore, from a perspective of Visual History, is to analyze these images, the agency representations and the images/speeches that served as reference for the construction of these films, in order to verify the contradictions of the American society, the vision of Singleton and Lee about some of the narrative themes and how the audience received them. It is also our aim to understand in the images and in the society that looks at them, the political struggles and the representational struggles that are so important to the social dynamics in which the African-American is inserted.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNovo Cinema Negropt_BR
dc.subjectNew Black Cinemapt_BR
dc.subjectHistória Visualpt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectSpike Leept_BR
dc.subjectJohn Singletonpt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectVisual Historypt_BR
dc.subjectVisualitypt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.titleO Novo Cinema Negro importa: cultura e política nas imagens de Os Donos da Rua (John Singleton, 1991) e Febre da Selva (Spike Lee, 1991)pt_BR
dc.title.alternativeThe New Black Cinema matters: culture and politics in the images of Boyz n The Hood (John Singleon, 1991) and Jungle Fever (Spike Lee, 1991)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Spini, Ana Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188333917470405pt_BR
dc.contributor.referee1Santiago Júnior, Francisco das Chagas Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8893350729538284pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Roberto Camargos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2393158758274820pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4409091352714290pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO cinema produzido por diretores negros nos Estados Unidos teve seu maior auge em 1991, quando pelo menos 17 filmes deste entraram no circuito nacional de exibição – número maior que toda a década anterior. Estamos falando de um movimento chamado de New Black Cinema. Nesse cenário, nomes como Spike Lee e John Singleton se destacaram como promissores diretores dessa geração ao conciliarem uma estética cinematográfica própria e um poder discursivo muito forte em prol da comunidade africano-americana. Deste modo, este trabalho faz a análise de dois filmes destes cineastas, Os Donos da Rua e Febre da Selva, Singleton e Lee, respectivamente, os quais, em 1991, suscitam questões tais como a segregação do espaço urbano, negritude, masculinidade do jovem negro e relacionamento inter-racial, por exemplo. Nosso objetivo, portanto, em uma perspectiva da História Visual, é analisar essas imagens, as representações agenciadas e as imagens/discursos que serviram de referência para construção desses filmes, a fim de verificarmos as contradições da sociedade norte-americana, a visão de Singleton e Lee sobre algumas das temáticas da narrativa e o modo como o público as recebeu. É um dos nossos motes, também, compreender nas imagens e na sociedade que as olha, as lutas políticas e as de representação, essas que são tão importantes para as dinâmicas sociais em que o africano-americano está inserido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration197pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA DOS ESTADOS UNIDOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3052pt_BR
dc.orcid.putcode91987875-
dc.crossref.doibatchidc14d95d3-58bd-4017-9411-facf485dc34b-
dc.subject.autorizadoNegros no cinemapt_BR
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