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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-9971-2352
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Lilith entre a profanação e a paródia: uma leitura de Caim de Saramago
Título(s) alternativo(s): Lilith between profanity and parody: a reading by Saramago's Cain
Autor(es): Silva, Iane Christina Alves Rodrigues da
Primeiro orientador: Pereira, Kênia Maria de Almeida
Primeiro membro da banca: Silveira , Ediluce Batista
Segundo membro da banca: Khalil, Marisa Martins Gama Khalil
Terceiro membro da banca: Fernandes, Giséle Manganelli
Resumo: O autor José Saramago apresenta, em suas obras, questionamentos sobre os parâmetros impostos por um sistema religioso que ele considerava contraditório, tendo em vista que muitas barbáries foram cometidas em nome de Deus. O autor se utiliza de ferramentas literárias como a paródia para desconstruir as escrituras sagradas, provocando-nos reflexões sobre a posição da mulher no contexto social, a discussão sobre a posição dos marginalizados na sociedade e as várias faces do Deus postulado pelo Antigo Testamento. Essas três temáticas servirão como matéria-prima para o estudo sobre paródia e profanação na obra Caim (2009). O foco é dirigido para as transfigurações profanas da figura mítica judaica Lilith, presentes na obra. Nessa ficção, encontramos traços da paródia medieval, teorizada por Mikhail Bakhtin (1987), e também da moderna, argumentada por Linda Hutcheon (1985) e Affonso Romano de Sant’Anna (1988). Embasados nas teorias de Mircea Eliade (2001), Giorgio Agamben (2007) e Paul Ricoeur (2013), desenvolveremos a análise a respeito do modo como o profano se vincula ao texto para que alguns questionamentos religiosos sejam evidenciados. Lilith é uma figura tradicionalmente conhecida por carregar um aspecto negativo devido ao seu caráter insubmisso, porém alguns conceitos sobre ela, livres dos dogmas da religião, são ressignificados por Saramago na obra Caim.
Abstract: The author José Saramago presents, in his works, questions about the parameters imposed by a religious system that he considered contradictory, considering that many barbarities were committed in the name of God. The author uses literary tools such as parody to deconstruct the sacred scriptures, causing us to reflect on: the position of women in the social context, the discussion on the position of the marginalized in society and the various faces of God postulated by the Old Testament. All these themes will serve as raw material for the study of parody and desecration in the work Caim (2009). The focus is on the profane transfigurations of the Jewish mythical figure Lilith, present in the work. In this fiction, we find traces of the medieval parody theorized by Mikhail Bakhtin (1987), and also of the modern one, argued by Linda Hutcheon (1985) and Affonso Romano de Sant’Anna (1988). Based on the theories of Mircea Eliade (2001), Giorgio Agamben (2007) and Paul Ricoeur (2013), we will develop the analysis regarding the way the profane is linked to the text so that some religious questions are evidenced. Lilith is a figure traditionally known to carry a negative aspect due to her unsubmitted character, however, some concepts about her, free from the dogmas of religion, will be re-signified by Saramago in Cain.
Palavras-chave: Saramago
Paródia
Profanação
Lilith
Parody
Profanity
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Assunto: Lilith (Mitologia semítica)
Literatura portuguesa
Paródia
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: SILVA, Iane Christina Alves Rodrigues da. Lilith entre a profanação e a paródia: uma leitura de Caim de Saramago. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.122.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.122
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31493
Data de defesa: 22-Fev-2021
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