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dc.creatorSilva, Iane Christina Alves Rodrigues da-
dc.date.accessioned2021-03-25T12:13:09Z-
dc.date.available2021-03-25T12:13:09Z-
dc.date.issued2021-02-22-
dc.identifier.citationSILVA, Iane Christina Alves Rodrigues da. Lilith entre a profanação e a paródia: uma leitura de Caim de Saramago. 2021. 143 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.122.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31493-
dc.description.abstractThe author José Saramago presents, in his works, questions about the parameters imposed by a religious system that he considered contradictory, considering that many barbarities were committed in the name of God. The author uses literary tools such as parody to deconstruct the sacred scriptures, causing us to reflect on: the position of women in the social context, the discussion on the position of the marginalized in society and the various faces of God postulated by the Old Testament. All these themes will serve as raw material for the study of parody and desecration in the work Caim (2009). The focus is on the profane transfigurations of the Jewish mythical figure Lilith, present in the work. In this fiction, we find traces of the medieval parody theorized by Mikhail Bakhtin (1987), and also of the modern one, argued by Linda Hutcheon (1985) and Affonso Romano de Sant’Anna (1988). Based on the theories of Mircea Eliade (2001), Giorgio Agamben (2007) and Paul Ricoeur (2013), we will develop the analysis regarding the way the profane is linked to the text so that some religious questions are evidenced. Lilith is a figure traditionally known to carry a negative aspect due to her unsubmitted character, however, some concepts about her, free from the dogmas of religion, will be re-signified by Saramago in Cain.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectSaramagopt_BR
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectProfanaçãopt_BR
dc.subjectLilithpt_BR
dc.subjectParodypt_BR
dc.subjectProfanitypt_BR
dc.titleLilith entre a profanação e a paródia: uma leitura de Caim de Saramagopt_BR
dc.title.alternativeLilith between profanity and parody: a reading by Saramago's Cainpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Kênia Maria de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565924641557935pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira , Ediluce Batista-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9651973884508621pt_BR
dc.contributor.referee2Khalil, Marisa Martins Gama Khalil-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9430138689219946pt_BR
dc.contributor.referee3Fernandes, Giséle Manganelli-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8253780888713594pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4751291368022543pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO autor José Saramago apresenta, em suas obras, questionamentos sobre os parâmetros impostos por um sistema religioso que ele considerava contraditório, tendo em vista que muitas barbáries foram cometidas em nome de Deus. O autor se utiliza de ferramentas literárias como a paródia para desconstruir as escrituras sagradas, provocando-nos reflexões sobre a posição da mulher no contexto social, a discussão sobre a posição dos marginalizados na sociedade e as várias faces do Deus postulado pelo Antigo Testamento. Essas três temáticas servirão como matéria-prima para o estudo sobre paródia e profanação na obra Caim (2009). O foco é dirigido para as transfigurações profanas da figura mítica judaica Lilith, presentes na obra. Nessa ficção, encontramos traços da paródia medieval, teorizada por Mikhail Bakhtin (1987), e também da moderna, argumentada por Linda Hutcheon (1985) e Affonso Romano de Sant’Anna (1988). Embasados nas teorias de Mircea Eliade (2001), Giorgio Agamben (2007) e Paul Ricoeur (2013), desenvolveremos a análise a respeito do modo como o profano se vincula ao texto para que alguns questionamentos religiosos sejam evidenciados. Lilith é uma figura tradicionalmente conhecida por carregar um aspecto negativo devido ao seu caráter insubmisso, porém alguns conceitos sobre ela, livres dos dogmas da religião, são ressignificados por Saramago na obra Caim.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration143pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.122pt_BR
dc.orcid.putcode91254659-
dc.crossref.doibatchided6260e4-e516-4855-8ba9-4feb54b70249-
dc.subject.autorizadoLilith (Mitologia semítica)pt_BR
dc.subject.autorizadoLiteratura portuguesapt_BR
dc.subject.autorizadoParódiapt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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