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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Manual de gerenciamento de crises em mídias sociais: uma proposta de conteúdo para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
Título(s) alternativo(s): Social media crisis management manual: a content proposal for the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
Autor(es): Sousa, Letícia Estrela Martins
Primeiro orientador: Tonus, Mirna
Primeiro membro da banca: Stasiak, Daiana
Segundo membro da banca: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Resumo: Crises podem ser previstas. Quando não previstas, podem ser prevenidas. Com o advento da Tecnologia digitais, novos meios de se comunicar surgiram. Fronteiras foram encurtadas com a internet. Mídias sociais aproximaram pessoas e estreitaram os relacionamentos com organizações dos mais diversos segmentos. Com a facilidade das tecnologias, surgiu a superexposição. E, também, o empoderamento, não somente das empresas e prestadores de serviços, mas, principalmente, dos consumidores. Podem acompanhar suas marcas preferidas e cobrar posturas e posicionamentos. E, neste cenário, crises de imagem e reputação tornaram-se mais suscetíveis a acontecer. No âmbito digital, a informação circula em uma velocidade rápida e surpreendente. Por isso, crises podem acontecer, depende dos fatos e de seu gerenciamento, ser irreversíveis à organização. Como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza gestão de em suas mídias sociais no que tange a gestão de crises? Diante de dados coletados, situações de ameaça e crise e o despreparo institucional no tema, estrutura-se um Manual de Gestão de Crises para as Mídias Socais do órgão, apresentando-o e apontando como solução perante os resultados encontrados.
Abstract: Crises can be predicted. When not foreseen, they can be prevented. With the advent of digital technology, new ways of communicating have emerged. Borders have been shortened with the internet. Social media brought people together and strengthened relationships with organizations from the most diverse segments. With the ease of technologies, overexposure emerged. And, also, the empowerment, not only of companies and service providers, but mainly of consumers. They can follow their favorite brands and charge postures and placements. And in this scenario, image and reputation crises have become more susceptible to happen. In the digital sphere, information circulates at a fast and surprising speed. Therefore, crises can happen and, depending on the facts and their management, be irreversible to the organization. How does the Federal Institute of Education, Science and Technology of Triângulo Mineiro (IFTM) manage its social media in terms of crisis management? In view of the data collected, situations of threat and crisis and institutional unpreparedness on the theme, a Crisis Management Manual for the organ's Social Media is structured, presenting it and pointing it out as a solution to the results found.
Palavras-chave: Crises
Gestão
Mídias Sociais
Crisis
Management
Social media
IFTM
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Assunto: Redes sociais
Administração de crises
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: SOUSA, Letícia Estrela Martins. Manual de gerenciamento de crises em mídias sociais: uma proposta de conteúdo para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.126
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.126
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31483
Data de defesa: 24-Fev-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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