Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31483
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Manual de gerenciamento de crises em mídias sociais: uma proposta de conteúdo para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
Alternate title (s): Social media crisis management manual: a content proposal for the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)
Author: Sousa, Letícia Estrela Martins
First Advisor: Tonus, Mirna
First member of the Committee: Stasiak, Daiana
Second member of the Committee: Rodrigues, Raquel Timponi Pereira
Summary: Crises podem ser previstas. Quando não previstas, podem ser prevenidas. Com o advento da Tecnologia digitais, novos meios de se comunicar surgiram. Fronteiras foram encurtadas com a internet. Mídias sociais aproximaram pessoas e estreitaram os relacionamentos com organizações dos mais diversos segmentos. Com a facilidade das tecnologias, surgiu a superexposição. E, também, o empoderamento, não somente das empresas e prestadores de serviços, mas, principalmente, dos consumidores. Podem acompanhar suas marcas preferidas e cobrar posturas e posicionamentos. E, neste cenário, crises de imagem e reputação tornaram-se mais suscetíveis a acontecer. No âmbito digital, a informação circula em uma velocidade rápida e surpreendente. Por isso, crises podem acontecer, depende dos fatos e de seu gerenciamento, ser irreversíveis à organização. Como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) realiza gestão de em suas mídias sociais no que tange a gestão de crises? Diante de dados coletados, situações de ameaça e crise e o despreparo institucional no tema, estrutura-se um Manual de Gestão de Crises para as Mídias Socais do órgão, apresentando-o e apontando como solução perante os resultados encontrados.
Abstract: Crises can be predicted. When not foreseen, they can be prevented. With the advent of digital technology, new ways of communicating have emerged. Borders have been shortened with the internet. Social media brought people together and strengthened relationships with organizations from the most diverse segments. With the ease of technologies, overexposure emerged. And, also, the empowerment, not only of companies and service providers, but mainly of consumers. They can follow their favorite brands and charge postures and placements. And in this scenario, image and reputation crises have become more susceptible to happen. In the digital sphere, information circulates at a fast and surprising speed. Therefore, crises can happen and, depending on the facts and their management, be irreversible to the organization. How does the Federal Institute of Education, Science and Technology of Triângulo Mineiro (IFTM) manage its social media in terms of crisis management? In view of the data collected, situations of threat and crisis and institutional unpreparedness on the theme, a Crisis Management Manual for the organ's Social Media is structured, presenting it and pointing it out as a solution to the results found.
Keywords: Crises
Gestão
Mídias Sociais
Crisis
Management
Social media
IFTM
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Subject: Redes sociais
Administração de crises
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Quote: SOUSA, Letícia Estrela Martins. Manual de gerenciamento de crises em mídias sociais: uma proposta de conteúdo para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.126
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.126
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31483
Date of defense: 24-Feb-2021
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ManualGerenciamentoCrises.pdfDissertação4.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.