Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31473
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-3218-8434 |
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Educação Financeira no livro didático de matemática dos anos finais do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | financial education in the math textbook of the final years of elementary school |
Autor(es): | Ferreira, Nathália Martins |
Primeiro orientador: | Ustra, Sandro Rogério Vargas |
Primeiro membro da banca: | Bonotto, Danusa de Lara |
Segundo membro da banca: | Matos, Fabiana Fiorezi de Marco |
Resumo: | Os recursos financeiros sempre tiveram destaque na vida dos indivíduos. Na atualidade a influência da “moeda” foi potencializada pelos valores assumidos socialmente, surgindo a necessidade de atitudes que amenizem os impactos do endividamento. A conscientização e o conhecimento são ferramentas indispensáveis para amenizar os impactos da dificuldade em possuir e gerir recursos financeiros. A Educação Financeira (EF) auxilia no bem-estar das pessoas, evita dívidas estrondosas e garante uma vida mais tranquila, além de permitir que se reconheçam estratégias de dominação econômica e social. Este trabalho apresentou uma análise de uma coleção do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020, objetivando compreender como os conteúdos que trabalham a Educação Financeira são apresentados nos anos finais do Ensino Fundamental. Dessa forma, foi utilizada a abordagem qualitativa, através da Análise de Conteúdos, na qual foram investigadas as atividades de EF que estavam inseridas na coleção “A conquista da Matemática”. A análise dessa coleção permitiu identificar algumas importantes características das atividades. Os conteúdos são trabalhados de forma sucinta, sem a reflexão dos conceitos abordados nas poucas páginas de cada volume que trabalham a EF. A Educação Financeira Crítica não significa apenas apresentar os conteúdos aos alunos, mas também incentivá-los a utilizar esses conteúdos no dia a dia e a serem cidadãos que se preocupam com os recursos naturais – que são limitados – e com o desenvolvimento sustentável. |
Abstract: | Financial resources have always been of outstanding importance in the lives of individuals; at present the influence of the "currency" has been enhanced by socially assumed values, and the need for attitudes that mitigate the impacts of indebtedness arises. Awareness and knowledge are indispensable tools to mitigate the impacts of difficulty in owning and managing financial resources. Financial Education (FE) assists in the well-being of people, avoids staggering debts and ensures a quieter life, as well as allowing strategies of economic and social domination to be recognized. This work presented an analysis of a collection of the National Educational Book Program (PNLD) 2020, aiming to understand how the contents that work Financial Education are presented in the Final Years of Elementary Education. In this way the qualitative approach was used, through the Content Analysis, where were investigated the activities of RF that were inserted in the collection "The conquest of Mathematics." The Analysis of this collection has made it possible to identify some important features of the activities. The contents are worked in an aroused way, without reflection of the concepts addressed in the few pages of each volume working the RU. Critical Financial Education is not only to present content to students, but also to encourage them to apply it on a daily basis and to be citizens who care about natural resources that are limited and that there is no sustainable development. |
Palavras-chave: | Educação Financeira Financial Education Educação Financeira Crítica Critical Financial Education Conscientização Awareness Livro didático Textbook |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ECONOMIA DA EDUCACAO |
Assunto: | Educação financeira Livros didáticos Matemática (Ensino fundamental) |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Referência: | FERREIRA, Nathália Martins. Educação Financeira no livro de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.32 |
Identificador do documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.32 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31473 |
Data de defesa: | 5-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoFinanceiraLivroDi.pdf | Dissertação | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.