Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31446
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O desafio de estudar em outra cidade: o processo de adaptação à vida universitária sob a perspectiva de estudantes do Campus Monte Carmelo - UFU
Título (s) alternativo (s): The challenge of studying in another city: the process of adapting to university life from the perspective of students at the Monte Carmelo Campus - UFU
Autor: Prado, Bruna Leão
Primer orientador: Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
Primer miembro de la banca: Silva, Silvia Maria Cintra da
Segundo miembro de la banca: Sousa, Klênio Antônio
Resumen: A entrada no Ensino Superior se caracteriza por ser um período de mudanças na vida do jovem estudante, principalmente para aqueles que se mudam de cidade para cursar a universidade. É um momento de várias rupturas em relação à vida escolar antes conhecida. O estudante vive o estranhamento do espaço e das novas regras. Adentrar a vida universitária demanda tempo, e exige alguns aprendizados para que ele se filie e se sinta pertencente. Este trabalho buscou compreender como ocorre o processo de adaptação ao Ensino Superior, considerando estudantes que saem de sua cidade de origem para cursar o Ensino Superior na UFU - Monte Carmelo, e identificar as possíveis redes acolhedoras. Foram realizadas entrevistas com quatro estudantes de dois cursos do campus. A partir da Análise de Conteúdo e de referenciais teórico-práticos da Psicologia Escolar, foram construídas as categorias Campus Monte Carmelo: expectativas e chegada; Do estranhamento à aprendizagem: novas formas de organização; Redes de apoio. Tais categorias foram propostas a fim de responder as questões propostas no objetivo do trabalho, a partir do que os estudantes trouxeram na entrevista. A experiência relatada pelos estudantes do campus UFU-Monte Carmelo contribuiu para a conhecermos os processos relacionados às vivências universitárias no contexto do campus, e permitiu reflexões acerca de estratégias quanto à atuação profissional do psicólogo, compreendendo o jovem em seu contexto, e a importância desse profissional no Ensino Superior. Além da possibilidade de se pensar ações em conjunto com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, com o objetivo de aproximar a família e a comunidade acadêmica para oferecer o apoio necessário nesse momento de rupturas e aprendizados.
Abstract: Entry into Higher Education is characterized by being a period of changes in the life of the young student, especially for those who move to the city to attend university. It is a time of several ruptures in relation to school life that was previously known. The student experiences the strangeness of space and new rules. Entering university life takes time, and requires some learning in order for him to become a member and feel like he belongs. This work sought to understand how the process of adaptation to Higher Education occurs, considering students who leave their city of origin to attend Higher Education at UFU - Monte Carmelo, and to identify possible welcoming networks. Interviews were conducted with four students from two courses on campus. Based on the Content Analysis and theoretical and practical references of School Psychology, the categories Campus Monte Carmelo were built: expectations and arrival; From strangeness to learning: new forms of organization; Support networks. Such categories were proposed in order to answer the questions proposed in the objective of the work, based on what the students brought in the interview. The experience reported by the students of the UFU-Monte Carmelo campus contributed to the understanding of the processes related to university experiences in the context of the campus, and allowed reflections on strategies regarding the professional performance of the psychologist, understanding the young person in his context, and the importance of this higher education. In addition to the possibility of thinking about actions in conjunction with the Dean of Student Assistance, with the aim of bringing the family and the academic community closer together to offer the necessary support in this moment of ruptures and learning.
Palabras clave: Ensino Superior
Higher Education
Psicologia Escolar
School Psychology
Vivência Universitária
University Experience
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: PRADO, Bruna Leão. O desafio de estudar em outra cidade: o processo de adaptação à vida universitária sob a perspectiva de estudantes do Campus Monte Carmelo - UFU. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31446
Fecha de defensa: 18-dic-2020
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DesafioEstudarOutra.pdfTrabalho de Conclusão de Curso696.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.