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ORCID:  http://orcid.org/0000-0003-3917-9354
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Sistema de refrigeração integrado aplicado a um supermercado utilizando CO2
Título (s) alternativo (s): Refrigeration system applied to a supermarket using CO2
Autor: Oliveira, Luan Silva de
Primer orientador: Antunes, Arthur Heleno Pontes
Primer miembro de la banca: Nishida, Pedro Pio Rosa
Segundo miembro de la banca: Beicker, Carolina Lau Lins
Resumen: Sabe-se nos últimos anos que os fluidos refrigerantes sintéticos (CFCs, HCFCs e HFCs), bastante utilizados e difundidos pelo mundo, são um dos grandes responsáveis pelo agravamento do efeito estufa e aumento da depleção da camada de ozônio. Frente a isso, com uma crescente preocupação sobre os danos e impactos ambientais causados pelo homem, o presente trabalho avaliou a viabilidade da utilização de um sistema de refrigeração em um supermercado utilizando CO2 como fluido refrigerante, comparando em termos de eficiência três formas diferentes de construção dos ciclos de refrigeração. Foi realizada uma análise geral sobre o tema, abordando as motivações, as fundamentações e construindo um embasamento teórico para a elaboração dos ciclos e resultados. Além disso, o tema foi abordado de forma aplicada, servindo-se da teoria para o projeto real de diferentes ciclos: um deles utilizando o fluido HFC R134a, outro aplicando o CO2 na condição subcrítica (cascata, com R717), e outro com o CO2 na condição transcrítica, todos eles voltados para a realidade de um supermercado de médio-grande porte na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. Neste, foi desenvolvido o layout de um supermercado, o cálculo de sua carga térmica, os projetos dos ciclos de refrigeração de compressão a vapor nas diferentes condições atendendo as exigências e uma posterior análise comparativa entre os ciclos, expondo as devidas conclusões. Por fim, foi esboçada uma seleção dos principais equipamentos que compõe um sistema de refrigeração para o ciclo que se mostrou mais eficiente.
Abstract: It has been known in recent years that synthetic refrigerants (CFCs, HCFCs and HFCs), widely used and diffused around the world, are one of the main causes of worsening global warming and the increase of ozone layer depletion. Faced with this, with a growing concern about the damage and environmental impacts caused by humans, the present work evaluated the feasibility of using a refrigeration system in a supermarket using CO2 as refrigerant, comparing in terms of efficiency three different forms of refrigeration cycle construction. A general analysis on the theme was performed, addressing the motivations, the foundations and building a theoretical basis for the elaboration of the cycles and results. In addition, the subject was approached in an applied way, using the theory for the actual design of different cycles: one using HFC fluid R134a, another applying CO2 in the subcritical condition (cascade, with R717), and another with CO2 in the transcritical condition, all of them facing the reality of a medium-large supermarket in the city of Uberlândia, Minas Gerais. In this, it was developed the layout of a supermarket, the calculation of its thermal load, the designs of the steam compression refrigeration cycles in different conditions meeting the requirements and a subsequent comparative analysis between the cycles, exposing the appropriate conclusions. Finally, a selection of the main equipment that makes up a cooling system for the cycle that was most efficient was outlined.
Palabras clave: Sistema de refrigeração comercial
Impacto ambiental
CO2
Supermercados
Câmara fria
Fluido natural
Commercial refrigeration system
Environmental impact
Supermarket
Cold chamber
Natural fluid
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::TERMODINAMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: OLIVEIRA, Luan Silva de. Sistema de refrigeração integrado aplicado a um supermercado utilizando CO2. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31438
Fecha de defensa: 4-dic-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

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